Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 01

A CADEIRA n. 01 atualmente encontra-se VAGA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

JOAQUIM DE PAULA FERREIRA
Nascimento: 30/12/1880
Falecimento: 1948
Naturalidade: Povoado de Contendas
(Brasília de Minas/MG)

Patrono

Joaquim de Paula Ferreira foi um dos primeiros tropeiros a chegar onde hoje é Várzea da Palma/MG. Filho de Manoel de Paula Ferreira e Joana Martins de Oliveira, nasceu em 30 de dezembro de 1880, no então povoado de Contendas, distrito de Montes Claros, hoje Brasília de Minas. Trabalhou com tropas durante 25 anos e, depois de apurar o que ganhou, estabeleceu-se no comércio em Várzea da Palma em 1915, envidando esforços para a criação de escolas e para a vinda de professores.

Hospedou os primeiros professores em sua própria residência e, não obstante tivesse cursado poucos dias de escola, escrevia com desembaraço, o que levou a ser nomeado como inspetor escolar, cargo que exerceu, sem qualquer remuneração, até o falecimento, em 1948. Foi casado com Emília Mendonça de Paula (patronesse da Cadeira n. 02 ACLAV) e, dentre os 08 (oito) filhos, destacou-se Luiz de Paula Ferreira (in memoriam), que foi presidente de honra da ACLAV. Em Várzea da Palma, a principal escola estadual ainda o homenageia com o empréstimo do nome, além de também ser lembrado em nome de rua e no Centro de Treinamento do SENAI.

LUIZ DE PAULA FERREIRA
Nascimento: 27/06/1917
Falecimento: 23/11/2017
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Fundador

1º Acadêmico

Luiz de Paula Ferreira
Nascido em 27/06/1917 no Arraial de “Vargem das Palmas”, hoje Município de Várzea da Palma, Luiz de Paula Ferreira era filho de Joaquim de Paula Ferreira e de Emília Mendonça de Paula. Embora tivesse por formação os cursos de Direito e de Contador, Luiz de Paula foi um estudioso, exercendo as profissões de advogado, jornalista, fazendeiro, empresário, poeta, musicista e repentista, promovendo fecunda ação social. Foi casado com Isabel Rebello de Paula. Era Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA) e ocupou a cadeira n. 01 de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma (ACLAV), onde foi presidente de honra. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e foi co-fundador e diretor da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros; da Cia. Telefônica de Montes Claros; da Fundação Educacional Luiz de Paula; da Escolas Profissionais Reunidas; e do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos. Dentre as atividades profissionais, foi Diretor da Cia. de Tecidos Norte de Minas (COTEMINAS) e Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Na política, foi vice-Prefeito de Montes Claros (1962/1965), deputado federal (1967/1970) e governador de Rotary Internacional (1965/1966). Além disso, foi Patrono do Centro de formação profissional Luiz de Paula (SENAI Montes Claros); co-fundador da primeira escola de nível superior do Norte de Minas, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Norte de Minas (FAFIL); e co-fundador das seguintes escolas de 1º e 2º graus: E. E. Joseph Hein, em Várzea da Palma; Colégio Normal Emília de Paula, em Várzea da Palma; Colégio Normal de Buenópolis; E. E. Sebastião Alves da Silva de Buenópolis; Colégio Paulo VI de Corinto. Recebeu inúmeras homenagens, dentre elas a Medalha de Ouro Santos Dumont; a medalha de Benemérito da UNIMONTES; o título Cidadão Benemérito de Várzea da Palma e de Cidadão Honorário e Benemérito de Montes Claros. Autor da canção a Várzea da Palma, faleceu em 23/11/17, aos 100 anos.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!