Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 03

A CADEIRA n. 03 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

JOSÉ EVANGELISTA
Nascimento: 10/12/1883
Falecimento: 01/06/1962
Naturalidade: Pignataro Intermna (Itália)

Patrono

José Evangelista era italiano, natural de Pignataro Intermna. Filho de Giuseppe Archângelo Evangelista, José Evangelista veio para o Brasil por volta de 1906, desembarcando no Rio de Janeiro/RJ, indo com seus pais para Conselheiro Lafaiete/MG e, em seguida, para Belo Horizonte/MG, onde ele se tornou empreiteiro dos serviços da picada do ramal de rede ferroviária, na época realizada pela Central do Brasil, no trecho entre Belo Horizonte/MG a Pirapora/MG.
Nos idos de 1908, o ramal chegava a São Gonçalo das Tabocas, hoje Lassance/MG, quando José Evangelista conheceu Gabriela da Silveira, que viera da cidade do Serro/MG, com quem posteriormente se casou.
No início de 1910, o ramal finalmente chegava à estação onde na sua inauguração registrou-se o nome de VÁRZEA DA PALMA pela primeira vez, exatamente em 1º de fevereiro de 1910.
José Evangelista seguiu com os trabalhos da ferrovia até Pirapora. Depois dos acertos, de posse de bom dinheiro, resolveu retornar e se fixar em Várzea da Palma/MG, onde adquiriu parte das terras da Fazenda Lameirão e Forquilha, iniciando sua vida de pecuarista. Muito trabalhador, adquiriu posses e passou a ser um dos moradores mais ricos do lugar. Construiu uma das primeiras casas da Rua Grande (hoje, Avenida Dr. Mallard). Teve os 07 (sete) filhos: Agenor Evangelista (Nonô); Hercília; José Evangelista Júnior (Juquinha); Maria de Lourdes; Joel; Laurides e Adélia.
Como homenagem, José Evangelista emprestou seu nome para rua e também para a Banda Municipal de nossa querida Várzea da Palma/MG.
José Evangelista foi um pioneiro, um desbravador, homem de bem, muito trabalhador, tendo falecido em 01/06/1962.
Em homenagem ao Sr. José Evangelista, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 03, ocupada desde a fundação da ACLAV pelo acadêmico Petrônio Braz.
Em razão da importância da vida do Sr. José Evangelista para Várzea da Palma/MG, a ACLAV, reverenciando a sua memória, tem a honra de lembrar deste nosso patrono.

PETRÔNIO BRAZ
Nascimento: 12/11/1928
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: São Francisco/MG
Sócio Fundador

1º Acadêmico

Mineiro de São Francisco/MG, nascido em 12/11/1928, Dr. Petrônio Braz é filho do político e historiador Brasiliano Braz e da Sra. Maria Augusta Braz.
Jurista, professor, agrimensor, romancista, articulista e poeta, Petrônio diplomou-se no Curso Ginasial do “Instituto Padre Machado”, em Belo Horizonte/MG; cursou a Escola Superior de Agronomia, em Viçosa/MG; e fez Bacharelado da Faculdade de Direito do Distrito Federal. Realizou Formação Complementar de Extensão Universitária no King’s College da Universidade de Londres (Inglaterra).
Na política, foi Vereador da Câmara de São Francisco/MG por três legislaturas (1950-1954, 1962 e 1970-1972), sendo seu Presidente durante dois momentos (1952/53 e 1970/72), e também foi Prefeito (1955/58) e Juiz de Paz (1959/62) dali. Em Coração de Jesus/MG, foi Chefe de Gabinete, Secretário de Administração e Procurador, além de Assessor Jurídico de sua Câmara.
Foi também Diretor Administrativo (1966/69) da Algodoeira Luiz de Paula (Montes Claros/MG) e do Departamento Jurídico da Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE - AMAMS.
Foi professor e primeiro diretor do “Ginásio Joseph Hein” de Várzea da Palma/MG, onde lecionou História e Matemática (1964/1967); professor e vice-diretor (1974/1975) da “Escola Estadual Quintino Vargas” de João Pinheiro/MG; instituidor do Ginásio Municipal de São Francisco (1955), hoje Escola Estadual Dona Alice Mendonça; fundador (1968) e diretor (1970/1972) do curso normal em São Francisco/MG, hoje Escola Estadual Brasiliano Braz.
É cidadão honorário dos municípios mineiros de Montes Claros, Pirapora, Coração de Jesus, Várzea da Palma, São Romão, Mirabela, Monte Azul, São João da Ponte, Fruta de Leite e Urucuia.
Braz é membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco - ACLECIA, onde já foi presidente, e sócio fundador da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, onde ocupa a cadeira n. 3, cujo patrono é o Sr. José Evangelista.
Autor de treze obras jurídicas e doze literárias, Petrônio, que tem 12 filhos, é referência em toda a região.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!