Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 05

A CADEIRA n. 05 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

Waldívia Sanguinette Azevedo
Nascimento: 12/03/1917
Falecimento: 08/10/2001
Naturalidade: Várzea da Palma/MG

Patronesse

Waldívia Sanguinette Azevedo, carinhosamente conhecida como Dona Diva, nasceu em 12 de março de 1917 na Fazenda da Tapera, em Várzea da Palma/MG; uma das fazendas mais antigas da região (hoje sob os cuidados do casal Luiz Sanguinette e Madalena Menezes), que à época funcionava como ponto de apoio aos tropeiros.
Filha do Sr. Luiz Carlos Sanguinette (Sr. Lulu) e da Sra. Maria de Medeiros Maia (Dona Nenêm), teve 3 (três) irmãos: Deolinda Robeiro Maia, Geraldo Sanguinette e Moacir Sanguinette (Sr. Cici).
Aguerrida e resiliente, estudou na própria residência, onde foi instruída pela Sra. Conceição Rocha, professora que vinha de Jequitaí/MG e que, na oportunidade, também lecionava aos colonos dali.
Em 11 de março de 1944, casou-se com o Sr. Gabriel Nunes de Azevedo, mais conhecido como "Biô" - fazendeiro que foi vereador neste Município de Várzea da Palma, com quem teve 05 (cinco) filhos: Maria da Consolação Azevedo Ramos (Marita); Luiza Azevedo Saraiva; Silvio Sanguinette Azevedo ("in memoriam"); Eni de Azevedo Evangelista e Luiz Sanguinette Azevedo (Luiz de Biô).
Foi exemplo de mulher: filha responsável; esposa dedicada; mãe carinhosa; e avó e bisavó de um geração que leva em seu código genético este legado de amor, dedicação e perseverança.
Faleceu em 08/10/2001, mas sua memória vive em cada um de seus descendentes, nas várias famílias que daí foram formadas.
De sua vida, deixou registrado para a história um compilado de pequenos poemas (trovas), no livro intitulado "Carrossel do Tempo".
Em sua homenagem, a ACLAV deixou o legado desta sua história registrado nas páginas da Academia ao definí-la como patronesse da Cadeira n. 05, a qual encontra-se ocupada desde a fundação, em 29 de agosto de 2008, pelo seu sobrinho, o escritor e poeta Roberto Sanguinette (filho de Valdiva Sanguinette e Moacyr Sanguinette).

Créditos: Eni de Azevedo Evangelista e Madalena Menezes (filha e nora da Sra. Waldívia, respectivamente).

ROBERTO SANGUINETTE
Nascimento: 07/06/1950
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Efetivo

1º Acadêmico

Roberto Sanguinette, filho de Waldívia Sanguinette Azevedo e Moacyr Sanguinette, nasceu em 07 de junho de; 1950, neste Município de Várzea da Palma/MG.
Licenciado em Letras/português-italiano pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Roberto lecionou por mais de trinta anos na rede pública de educação, sendo um dos responsáveis pela formação das várias gerações de alunos varzeapalmenses.
Poeta, escritor e compositor de mão cheia, Roberto tem mais de 25 (vinte e cinco) livros de sua autoria, com destaque para Fendas, Reencontro, Arvoredos e Garimpo das Ilusões.
É sócio da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma/MG - ACLAV desde a sua fundação, em 29 de agosto de 2008, e ocupa a cadeira n. 05, cuja patronesse é sua mãe, Waldívia Sanguinette Azevedo (Dona Diva), já tendo exercido os cargos de 2º Secretário (2008-2013) e de Conselheiro Fiscal como efetivo (2013-2014; 2015-2017 e 2017-2018) e suplente (2019-2020; 2021-2022 e 2023-2025).

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!