Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 07

A CADEIRA n. 07 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

MODESTINO FONSECA PEREIRA (SR. TININHO)
Nascimento: 19/09/2018
Falecimento: 13/07/2006
Naturalidade: Prudente de Morais/MG

Patrono

MODESTINO FONSECA PEREIRA
Modestino Fonseca Pereira, mais conhecido como Sr. "Tininho", era filho de Gersino Pereira da Costa e de Alice Pereira Fonseca. Nasceu em Prudente de Morais no dia 19 de setembro de 1918. Iniciou seus estudos em Belo Horizonte, onde concluiu o curso de Contabilidade. Em 1948, seu pai veio prestar serviços na Fazenda Jatobá e na CSBM Companhia Siderúrgica Belgo Mineira, no início do carvoejamento implantado na região. Em 1949, Tininho chegou a Várzea da Palma como jovem contador e foi trabalhar na "Casa Sanguinette", onde depois se tornou sócio. Em seguida, trabalhou como contador e gerente na "Palvárzea" (fábrica de manteiga) e na Agro-industrial Sanguinette (fábrica de cachaça), empresas de propriedade do fazendeiro Geraldo Sanguinette, ali exercendo também a função de vendedor, atividade que mais sabia fazer, muito em razão de seu espírito educado, expansivo e cativante. Geraldo Sanguinette, ao dedicar-se inteiramente as duas fabricas, vendeu sua parte na loja ao seu sócio "Tininho", iniciando, a partir daí, a loja que recebeu o nome de "Casa Tininho".
Casou-se com Hebe Carvalho Fonseca em 1951 e desta união nasceram os filhos: Márcio, Selmo, Alice Cristina, Helder Carvalho e Helga Maria. Pelo seu carisma, iniciou sua vida social política, sendo fundador e presidente do Social Olímpico Siderúrgica; do Rotary Club de Várzea da Palma; do Palmas Club e da Associação Comercial de Várzea da Palma, bem como diretor da Banda Municipal de Música. Em 1966, elegeu-se vereador, para o mandato de 1967 a 1970, reelegendo-se, em seguida, para o período de 1973 a 1977.
Faleceu em 13/07/2006, deixando um grande legado para Várzea da Palma/MG.
Em homenagem ao Sr. Modestino Fonseca Pereira, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 07, ocupada desde a fundação pelo acadêmico Aniel dos Santos.
Fonte: Monografia de Várzea da Palma - Moisés Vieira Neto

ANIEL DOS SANTOS
Nascimento: 08/10/1956
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Fundador

1º Acadêmico

Nascido aos oito dias de outubro de 1956 na cidade de Várzea da Palma/MG, Aniel dos Santos (pseudônimo: M. Geescoge), administrador, formado pela Faculdade de Ciências Administrativas de Curvelo/MG (FACIAC), é o sexto dos sete filhos do casal “José Joaquim dos Santos e Rufina Maria de Jesus”, ambos falecidos.
Membro honorário da Academia de Ciências e Letras do São Francisco (ACLECIA); membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma (ACLAV), ocupando a cadeira de nº. 07, cujo patrono é o memorável Modestino Fonseca Pereira (Tininho). Sua paixão e gosto pela arte literária começaram aos quatorze anos de idade, quando escreveu o seu primeiro conto, intitulado “O Desconhecido”.
De lá para cá o leque se abriu e o seu escrever abordou outros segmentos da área literária, registrados nas páginas de seus quinze livros, e ainda cinco participação em coletâneas, os quais mostram, além de contos, já citado; poemas; pensamentos; sonetos; romance; anedotas e uma monografia.
A partir de 2019 Aniel abraçou o pseudônimo de M. Geescoge, passando a assinar assim os seus escritos.
Aniel tem, ainda, como paixão a família, a amizade e a música, possuindo, por conseguinte, algumas composições de sua autoria.
São 15 livros de sua autoria e outros 04 que tem a sua participação, além de 05 músicas.
Além de palestrante, foi Diretor Social do Country Club de Várzea da Palma, MG; Conselheiro do Patrimônio Histórico de Várzea da Palma (três gestões); Conselheiro do Clube Operário Varzeano; Presidente do Conselho do Clube da Melhor Idade “Plenitude” de Várzea da Palma; Professor Substituto de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Escola Estadual “Joseph Hein” (2010); Diretor de Ensino de Centro de Formação de Condutores (2010 a 2013); Professor de Legislação de Trânsito (2011 a 2013); Professor Titular de Sistemas Econômicos (Pronatec 2013); Professor Titular de Empreendedorismo (Pronatec 2013).
Em sua jornada de vida, Aniel vem deixando um vasto legado na literatura, nas artes e, como um todo, na história de Várzea da Palma e na de nossa ACLAV.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!