Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 09

A CADEIRA n. 09 atualmente encontra-se VAGA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

HERCULANO BARBOSA MANSO
Nascimento: 05/08/1914
Falecimento: 1975
Naturalidade:

Patrono

Herculano Barbosa Manso
Herculano Barbosa Manso nasceu em 05 de agosto de 1914. Foi casado com a Sra. Clarice Machado Manso, com quem teve os filhos Carlos, Antônio Carlos, Paulo, Ângela, Edna e Eliane.
Durante muitos anos foi gerente da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, na sede instalada em nossa querida Várzea da Palma, sendo um dos moradores das famosas "14 casas", construídas na Avenida Dr. Mallard pela própria Belgo-Mineira, na Década de 40 - dentro as várias construções que a empresa fez no Município, incluindo investimento em infraestrutura, com a construção de estradas e do campo de pouso utilizado a época.
Herculano foi um incentivador do desenvolvimento do Município e, entre suas colaborações para a cultura local, destacou-se como cofundador do primeiro cinema, o CineRex.
Empresário, Herculano investiu suas energias em vários projetos e empresas, colaborando com o avanço do Município.
Estava presente quando da solenidade de instalação do Município, em 1° de janeiro de 1954, ocorrida no próprio edifício do CineRex; que também sediou a aula inaugural da 1° Turma do curso ginasial, em 1962.
Faleceu em 1975, deixando um legado de amor ao desenvolvimento de nosso Município.
Em homenagem ao Sr. Herculano Barbosa Manso, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 09, que, atualmente vaga, foi ocupada pelo acadêmico Grimaulde da Guia Gomes ("in memoriam").

GRIMAULDE DA GUIA GOMES
Nascimento: 21/11/1975
Falecimento: 30/01/2019
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Fundador

1º Acadêmico

Grimaulde da Guia Gomes ("In Memoriam")
No último dia 21 de novembro de 2024, completaria 49 anos de idade o acadêmico Grimaulde da Guia Gomes ("in memoriam"), sócio fundador que ocupou a Cadeira n. 9 da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma/MG - ACLAV, cujo patrono é o Sr. Herculano Barbosa Manso.
Jornalista, escritor e poeta, Grimaulde faleceu no auge de sua carreira literária e jornalística, quando estava como presidente da ACLAV, Academia da qual era sócio fundador. Ele também era membro da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA) e autor de vários livros, entre eles "Gotterdamerung - Os Deuses Não são Eternos", "O Banqueiro de Deus", "O Último Messias"; "O Anticristo"; "Dedo Pobre" e "A Dama do Sarobá" (este último ainda não publicado).
Grimaulde Gomes nasceu em Várzea da Palma/MG, sendo o primeiro de sete filhos do casal Francisco de Paula Gomes e Maria Augusta Gomes dos Santos, tendo como irmãos Rildo, Ângelo, Glêidson, Francisco Junior, Leila, Juliana e Joelma. Teve um filho, de nome Artur.
Desde cedo lia os livros de faroeste que a mãe colecionava. Com dez anos ficou em segundo lugar em um concurso de redação de uma conhecida revista infantil. Ingressou no ofcio jornalístico depois no ano
2000, tornando-se repórter no Jornal da Palma.
Como jornalista, trabalhou nos Jornais “Várzea da Palma em Dia”; “Jornal da Palma”; “Jornal A Visão”; “A semana Várzea da Palma” e “O Guardião”. Trabalhou também como assessor de imprensa em duas prefeituras.
Blogueiro e grande atuante nas redes sociais.
Além de presidente, Grimaulde foi também Diretor de Biblioteca e vice-presidente da ACLAV.
Faleceu jovem, com 44 anos de idade, em 31/01/2019, deixando um legado imenso para a literatura. Honrou o nome de Várzea da Palma e difundiu a cultura como poucos, desafiando os problemas de saúde que o obrigaram a passar por sessões de hemodiálise por anos.
Foi um pensador bem a frente de seu tempo e um literato nato, que se dedicava de corpo e alma em suas obras.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!