Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 10


A CADEIRA n. 10 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


ISAÍAS JOSÉ DE OLIVEIRA
Nascimento: 26/09/1921
Falecimento: 13/08/1982
Naturalidade: Mutum/MG
Patrono


Isaias José de Oliveira nasceu no dia 26.09.1921, na cidade de Mutum/MG, e faleceu em Belo Horizonte/MG, em 08.12.1982. Era filho de Benjamim José de Oliveira e de Jordelina Emerich. Casou-se com Cirene Byrro de Oliveira, com quem teve 10 filhos, sendo 5 homens e 5 mulheres. Quando jovem aprendeu a profissão do seu pai, que era ferreiro em Mutum. Ao completar 18 anos foi morar no distrito de Conceição do Capim, pertencente à cidade de Aimorés, onde montou uma ferraria e logo depois casou-se. Com o nascimento dos primeiros filhos e aumento dos gastos financeiros, ele foi para Belo Horizonte, onde fez um curso de dentista prático, com um tio que trabalhava na capital. Especializou-se na fabricação de rotes e dentaduras. Retornou a Conceição do Capim, mas logo decidiu-se mudar do distrito, vendeu sua casa e galpão da ferraria, pegou o trem de ferro em Aimorés e resolveu fixar-se na cidade de Raposos, à beira do rio das Velhas. Era o ano de 1957. Em Raposos fez amizades com um ex-funcionário da Cia Belgo Mineira, que lhe deu boas informações de um lugar onde a empresa estava atuando na fabricação de carvão e, por isso, corria dinheiro e tinha grande movimento. Disso resolveu, no início de 1958, se mudar e residir em Várzea da Palma.
Montou, na época, o mais moderno gabinete dentário da cidade e passou a atender os clientes. Pouco depois, mudou-se para Jequitaí/MG, onde havia trabalho e corria dinheiro devido a mineração de diamantes. Retornou a Várzea da Palma depois de 2 anos. Todos os filhos e filhas se formaram, sendo as filhas professoras e os filhos buscaram outras atividades, como comércio e profissionais liberais. Um dos filhos, Breno, chegou a ser vice-Prefeito de Várzea da Palma e o outro, José, vereador.
Em homenagem ao Sr. Isaías José de Oliveira, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 10, ocupada desde a fundação por sua filha, a acadêmica Selma Birro Oliveira.


SELMA BIRRO OLIVEIRA
Nascimento: 26/12/1951
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Aimorés/MG
Sócia Efetiva
1º Acadêmico


Selma Birro de Oliveira
Selma Birro nasceu em Aimorés/MG, em 26/12/1951, e é filha de Isaías José de Oliveira e de Cirene Birro de Oliveira. Veio para Várzea da Palma em 1958 e, embora tenha vivido parte da infância em Jequitaí nos idos de 1962, retornou para Várzea da Palma, onde se casou com Roque Rodrigues da Silva, com quem teve 02 (dois) filhos: Deibson Emerik da Silva e Dennerson Rodrigues Emerich da Silva.
Selma cursou o primário no Grupo Escolar Paula Ferreira, fez o ginasial no Ginásio Joseph Hein e o magistério na Escola Normal Luiz de Paula, tendo se formado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo/MG e, depois, concluído sua pós-graduação na área da Educação pela Faculdade São Luís de Jaboticabal/SP.
Selma Birro, hoje aposentada, foi a primeira Diretora da Escola Estadual Oswaldo Vicintin, cargo que também exerceu na Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieira, além de ter sido professora do Ginásio Joseph Hein e nas Escolas Joaquim de Paula Ferreira, Waldomiro Magalhães Pinto e João Monteiro de Morais.
Expoente no ensino e nas letras, Selma figura entre os acadêmicos responsáveis pelo reimpulso da ACLAV entre 2012-2013, quando iniciou sua gestão como presidente da Academia (2012-2014), da qual foi ainda integrante do Conselho Fiscal (2008-2013), vice-presidente (2017-2018) e segunda secretária (2019-2021).
É sócia da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma/MG - ACLAV desde a fundação, em 29 de agosto de 2008, ocupando a Cadeira n. 10, cujo patrono é seu pai, Isaias José de Oliveira.
Publicou, em 2007, o livro "Minhas Jóias Raras", com trabalhos de suas ex-alunas, revelando poetas e integrantes da cultura local. Em 2016, participou da Antologia Poética da ACLAV e, em 2021, escreveu o livro "Reflexões de Uma viagem a Terra Santa", em que demonstra seu conhecimento bíblico e histórico, pautado em viagem que fez ao Oriente Médio.