Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 11


A CADEIRA n. 11 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


OLÍVIA FARIA BRANT
Nascimento: 15/04/1915
Falecimento: 1976
Naturalidade:
Patronesse


Em 15 de abril de 1915 nascia Olívia Faria Brant. Filha de Odília Gomes de Brito, Olívia era casada com o farmacêutico Salvador Caldeira Brant, com quem teve os filhos Luiz Valder ("in memoria."), Taquinho ("in memoriam"), Grace ("professora"), Odília (professora) e Salermo (omerciante).
Foi professora e diretora da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira no início da década de 50 e pelolo seu trabalho na educação, Dona Olívia Brant faz parte do seleto grupo das grande personalidades da nossa história e, sobretudo, da educação de Várzea da Palma, a exemplo de nomes como Dona Conceição, Dona Dagmar, Dona Ilca, Dona Didi e tantas outras.
Faleceu em 1976, deixando um robusto legado de amor à educação e de exemplo ao ensino.
Em sua homenagem, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-la como patronesse da Cadeira n. 11, atualmente ocupada pelo músico Fernando da Silva Souza Carvalho (@fernandovzp_ ), que hoje é o responsável pela Banda Municipal de Música de Várzea da Palma/MG José Evangelista; sucedendo, dentro da ACLAV, o primeiro acadêmico a ocupar essa cadeira, o grande músico, poeta e pintor Eliseu Rodrigues dos Santos ("in memoriam")
ELISEU RODRIGUES SANTOS
Nascimento: 08/10/1967
Falecimento: 24/08/2018
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Pirapora/MG
Sócia Efetivo
1º Acadêmico


Em Construção.


FERNANDO DA SILVA SOUZA CARVALHO
Nascimento: 11/10/1983
Data de Posse ACLAV: 17/12/2023
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócia Efetivo
2º Acadêmico


Fernando da Silva Carvalho nasceu no dia 11 de outubro de 1983 em Várzea da Palma/MG. Filho de Dona Geralda Ivo da Silva Carvalho e do Sr. Rômulo Carvalho, tem como irmã Viviane Cristina Carvalho. Em 1989 iniciou seus estudos no Instituto Educacional Criança Feliz, onde ficou até a 4ª série, passando para o Colégio Várzea da Palma, onde formou o Ensino Médio em 2001. Antes disso, em 1994, entrou para o ANIL (Animadores da Liturgia), como era conhecido o grupo de coroinhas à época, onde ficou até 1997, mesmo ano em que passou a fazer parte do Coral Viva Voz (grupo de canto folclórico e cristão da Igreja Católica) e da Banda Católica Servos da Luz. Em 1998 participou da Banda Católica Kairós e integrou os “Jovens Vicentinos”, da Comunidade S. Vicente de Paulo, onde ficou até 2000.
Participou da Banda Municipal Música José Evangelista de 1998 a 2001 e em 2002 ingressou na PUC/MG em Belo Horizonte, no curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, formando-se em 2008. Em 2009 começou o curso técnico de música no Curso Musical Nª Sra. Auxiliadora, estudando violão clássico e saxofone. No mesmo ano, retornou à cidade natal Várzea da Palma e em 2012 casa-se com Rosilene Soares Souza.
Em 2017 criou o projeto “Grupo Doce Som”, trabalho voluntário realizado com jovens na área musical, e também iniciou o curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), formando-se em 2019.
Em 2021 fez um Curso Básico de Maestro e em 2022 começou a estudar Licenciatura em Música na UNICESUMAR.
No campo profissional atuou em diversas áreas, como trainee da Rotavi Industrial S/A (2009-2015); Professor do 1° Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Várzea da Palma (2017-2019); e Agente de Programas Culturais (2016-2017), Encarregado de Banda (2018-2020) e Diretor (2021-2024) da Escola Municipal de Música José Evangelista.
É sócio da ACLAV desde 17/12/23, ocupando a cadeira n. 11, cuja patronesse é Olívia Faria Brant.
Em sua jornada de vida, Fernando vem deixando um vasto legado na nossa cultura.