Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 11


A CADEIRA n. 11 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


OLÍVIA FARIA BRANT
Nascimento: 15/04/1915
Falecimento: 1976
Naturalidade:
Patronesse


Em 15 de abril de 1915 nascia Olívia Faria Brant. Filha de Odília Gomes de Brito, Olívia era casada com o farmacêutico Salvador Caldeira Brant, com quem teve os filhos Luiz Valder ("in memoria."), Taquinho ("in memoriam"), Grace ("professora"), Odília (professora) e Salermo (omerciante).
Foi professora e diretora da Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira no início da década de 50 e pelolo seu trabalho na educação, Dona Olívia Brant faz parte do seleto grupo das grande personalidades da nossa história e, sobretudo, da educação de Várzea da Palma, a exemplo de nomes como Dona Conceição, Dona Dagmar, Dona Ilca, Dona Didi e tantas outras.
Faleceu em 1976, deixando um robusto legado de amor à educação e de exemplo ao ensino.
Em sua homenagem, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-la como patronesse da Cadeira n. 11, atualmente ocupada pelo músico Fernando da Silva Souza Carvalho (@fernandovzp_ ), que hoje é o responsável pela Banda Municipal de Música de Várzea da Palma/MG José Evangelista; sucedendo, dentro da ACLAV, o primeiro acadêmico a ocupar essa cadeira, o grande músico, poeta e pintor Eliseu Rodrigues dos Santos ("in memoriam")
ELISEU RODRIGUES SANTOS
Nascimento: 08/10/1967
Falecimento: 24/08/2018
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Pirapora/MG
Sócia Efetivo
1º Acadêmico


Eliseu Rodrigues dos Santos
Eliseu Rodrigues dos Santos, nascido em Pirapora/MG no dia 08 de outubro de 1967, era filho de JOANA RODRIGUES DOS SANTOS e MANOEL MARTINIANO DOS SANTOS. Foi um dos 08 (oito) irmãos de uma família que passava por intensa pobreza. Desde cedo, enfrentou dificuldades financeiras, mas falava sempre com orgulho das histórias de sua infância simples, marcada pelo afeto, pela união e pela resiliência.
Apaixonado pelas artes, foi o único entre os irmãos a transformar esse dom em profissão. Trabalhou como pintor, inicialmente de placas e letreiros, depois de paisagens e da vida cotodiana. Com o desenvolvimento da cultura, atendeu tanto a clientes particulares e associações sem fins lucrativos, quanto ao Poder Público, em especial o Executivo de Várzea da Palma/MG.
Para Eliseu, cada pincelada era um ato de fé: sua filosofia de vida girava em torno da gratidão ao divino, da evolução constante e do desejo de ajudar e inspirar quem o cercava.
Além da pintura, dedicou-se à poesia e, por extensão, à música.
Era um artista completo. Instrumentos como violão, gaita, saxofone e teclado eram suas companhias diárias. Seu talento musical se manifestou na criação do Coral Re-Viver, projeto de canto voltado a crianças e adolescentes, e na fundação da Musiart, sua própria escola de música.
Em reconhecimento ao seu trabalho, assumiu a Direção da Escola Municipal de Música José Evangelista e, em 29 de agosto de 2008, se tornou membro da Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma/MG - ACLAV, ocupando a cadeira nº 11, que atualmente é ocupada pelo professor, músico e maestro Fernando da Silva Carvalho. Casado por 21 anos com Silvania, Eliseu foi pai de Ruth de Oliveira Rodrigues e Rubens de Oliveira Rodrigues, a quem transmitiu não apenas valores cristãos, mas também o amor pela arte e pela música. Seu legado permanece vivo na comunidade cultural de Várzea da Palma, onde sua obra continua a inspirar e tocar corações.
Faleceu em 24 de agosto de 2018, deixando um legado na literatura, através de seus poemas: nas artes cênicas, especialmente pelas músicas de sua autoria; e nas artes visuais, notadamente pelas obras de teatro que escreveu.
Por isso, Eliseu estará sempre presente conosco.


FERNANDO DA SILVA SOUZA CARVALHO
Nascimento: 11/10/1983
Data de Posse ACLAV: 17/12/2023
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócia Efetivo
2º Acadêmico


Fernando da Silva Carvalho nasceu no dia 11 de outubro de 1983 em Várzea da Palma/MG. Filho de Dona Geralda Ivo da Silva Carvalho e do Sr. Rômulo Carvalho, tem como irmã Viviane Cristina Carvalho. Em 1989 iniciou seus estudos no Instituto Educacional Criança Feliz, onde ficou até a 4ª série, passando para o Colégio Várzea da Palma, onde formou o Ensino Médio em 2001. Antes disso, em 1994, entrou para o ANIL (Animadores da Liturgia), como era conhecido o grupo de coroinhas à época, onde ficou até 1997, mesmo ano em que passou a fazer parte do Coral Viva Voz (grupo de canto folclórico e cristão da Igreja Católica) e da Banda Católica Servos da Luz. Em 1998 participou da Banda Católica Kairós e integrou os “Jovens Vicentinos”, da Comunidade S. Vicente de Paulo, onde ficou até 2000.
Participou da Banda Municipal Música José Evangelista de 1998 a 2001 e em 2002 ingressou na PUC/MG em Belo Horizonte, no curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, formando-se em 2008. Em 2009 começou o curso técnico de música no Curso Musical Nª Sra. Auxiliadora, estudando violão clássico e saxofone. No mesmo ano, retornou à cidade natal Várzea da Palma e em 2012 casa-se com Rosilene Soares Souza.
Em 2017 criou o projeto “Grupo Doce Som”, trabalho voluntário realizado com jovens na área musical, e também iniciou o curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), formando-se em 2019.
Em 2021 fez um Curso Básico de Maestro e em 2022 começou a estudar Licenciatura em Música na UNICESUMAR.
No campo profissional atuou em diversas áreas, como trainee da Rotavi Industrial S/A (2009-2015); Professor do 1° Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em Várzea da Palma (2017-2019); e Agente de Programas Culturais (2016-2017), Encarregado de Banda (2018-2020) e Diretor (2021-2024) da Escola Municipal de Música José Evangelista.
É sócio da ACLAV desde 17/12/23, ocupando a cadeira n. 11, cuja patronesse é Olívia Faria Brant.
Em sua jornada de vida, Fernando vem deixando um vasto legado na nossa cultura.