Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 16

A CADEIRA n. 16 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

GERALDO SANGUINETTE
Nascimento: 05/04/1911
Falecimento: 13/05/1991
Naturalidade: Jequitaí/MG

Patrono

Nascido em Jequitaí em 05/04/1911, Geraldo Sanguinette era filho de Luiz Carlos Sanguinette e de Maria Medeiros Maia.
Embora tenha sido registrado com o nome de Geraldo Júlio Sanguinette, decidiu alterar, por meio de retificação cartorária, o nome para Geraldo Sanguinette.
Casou-se com Conceição da Silva Sanguinette, com quem teve os filhos Marcos da Silva Sanguinette e Marly da Silva Sanguinette.
Foi o primeiro industrial de Várzea da Palma, além de ser fazendeiro/pecuarista, comerciante e político, sendo proprietário da fábrica de manteiga “Palvárzea Sanguinette & Cia Ltda”, da fábrica de cachaça “Comércio e Indústria Sanguinette Ltda” e da Casa do Fazendeiro.
No esporte, foi presidente do Social Olímpico Siderúrgica, e na política deixou um legado expressivo, de grande pioneirismo.
Foi vereador em Pirapora/MG, antes da emancipação do então distrito de Várzea da Palma, e, depois de lutar pela autonomia varzeapalmense, inclusive em relação a Barra do Guaicuí, acabou eleito na 1ª eleição municipal da recém-emancipada Várzea da Palma/MG para o cargo de vereador (1955-1958), sendo o 1° presidente da Câmara Municipal.
Em 1958, elegeu-se como prefeito municipal (1959-1962), construindo várias escolas (mais de 15 prédios), sobretudo na zona rural, e reformando outras. Dessas construções, destaca-se a Escola Estadual Joaquim de Paula Ferreira (na qual investiu, inclusive, dinheiro próprio) e o antigo prédio da Escola Waldomiro Magalhães Pinto (hoje, a Secretaria de Educação). O historiador Moisés Vieira Neto o intitulou de "Construtor da Política Varzeapalmense", em razão dos vários avanços que promoveu no Município.
Faleceu em 13/05/1991, aos 80 anos, deixando um legado de honestidade, trabalho, empreendedorismo e amor por Várzea da Palma.
Em sua homenagem, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 16, ocupada pela acadêmica Cleonice Cardoso dos Santos, atual Secretária de Educação.

CLEONICE CARDOSO DOS SANTOS
Nascimento: 09/08/1963
Data de Posse ACLAV: 12/12/2013
Naturalidade: Buenópolis/MG
Sócia Efetiva

1º Acadêmico

Cleonice Gardoso dos Santos nasceu em Buenópolis/MG, em 09 de agosto de 1963 e tem um flho, Victor Cardoso Dias. É filha de Joaquim Gardoso dos Santos e de Antera de Souza dos Santos, que, apesar de analfabetos, viam na educação uma forma de vida melhor para os filhos. É a quinta filha, numa família de 05 flhos, que estudou no Grupo Escolar João Paculdino Ferreira, na Vila de Santa Barbara, Município de Augusto de Lima/MG, ali cursando da 1° a 4° séries.
Em 1975 veio morar em Várzea da Palma/MG, visando complementar os estudos, o que fez com que ingressasse na E.E. Joseph Hein.
Em 1981, formou-se professora no curso de Magistério Segundo Grau no Colégio Luiz de Paula.
Em 1982, ingressou no serviço público e começou a lecionar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. Quintiliana Lúcia Vieira, onde também foi Coordenadora.
Em 1988, tomou posse na Carreira do Magistério pela Secretaria de Estado da Educação, passando a lecionar na E.E. Presidente Tancredo de Almeida Neves, onde ficou até se aposentar, em 2013. Durante este período, formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros em 2000 e em 2001 foi aprovada em concurso público estadual como Especialista de Educação. Em 2002 fez Pós-graduação Lato Sensu em "Fundamentos Teóricos e Metodologicos do Processo Educativo" pela Universidade Estadual de Montes Claros.
Trabalhou, ainda, como professora assistente, de 2007 e 2011, nos cursos de Pedagogia, Normal Superior e Serviço Social oferecidos pela UNIPAC.
Em 2008, conclui especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Noroeste de Minas, e em 2010 tornou-se professora em cursos de pós-graduação da FUNORTE.
Graduou-se em Direito no ano de 2023 e é a atual Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Várzea da Palma/MG.
É sócio efetiva da ACLAV desde 12/12/2013, ocupando a Cadeira n. 16, cujo patrono é o Sr. Geraldo Sanguinette, já tendo exercido os cargos de Secretária, Tesoureira e Presidente. Em coautoria, escreveu o Livro "Uma Trajetória de um Homem de Fé" (2017).

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!