Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 17


A CADEIRA n. 17 atualmente encontra-se VAGA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


PEDRO RODRIGUES DE MENEZES
Nascimento:
Falecimento:
Naturalidade:
Patrono


Em Construção
ILKA MARIA DE MENEZES NEVES
Nascimento: 28/04/1928
Falecimento: 08/09/2022
Data da Posse ACLAV: 12/12/2009
Naturalidade: Pirapora/MG
Sócia Efetiva
1º Acadêmico


Ilka Maria de Menezes Neves ("in memoriam")
Ilka Maria de Menezes Neves, ou simplesmente Dona Ilca, nasceu em 28 de abril de 1928, em Porto Faria, no Município de Lassance/MG, e era filha de Pedro Rodrigues de Menezes e de Lina Teixeira de Menezes.
Casou-se com Jefferson Neves, que era natural de Nova Lima, nascido em 05 de abril de 1925 e filho de Osvaldo Neves e Cecilia Pulchério, com quem teve 5 filhos: Paulo, Alfredo, Aníbal, Madalena e Lina Maria.
Sua primeira atividade profissional foi no Grupo Escolar Joaquim de Paula Ferreira, onde iniciou no dia 10 de agosto de 1948, tendo ali trabalhado por 4.536 dias, até 1962.
Exerceu outros cargos de relevo, como o de Diretora do Ginásio Joseph Hein em 1961 (Fundação Educacional Luiz de Paula), bem como o de Inspetora Municipal de Ensino em 1962, de Coordenadora do Curso de Treinamento para Professores entre 1964-1971, de Diretora do Colégio Normal Luiz de Paula em 1967 (depois Colégio Emília Mendonça de Paula) e de Supervisora do Grupo Escolar Joaquim de Paula Ferreira em 1970, tendo trabalhado até 14 de abril de 1977, totalizando 9.722 dias de dedicação à Educação - ou seja, 28 anos e 255 dias.
Dona Ilca foi uma das nossas maiores expressões culturais. Sua inteligência e abnegação pelo ensino, aliados à garra, determinação e força de vontade fizeram dela uma vencedora de obstáculos, além de exemplo para todos, dentro e fora da Academia.
Como professora enérgica e habilidosa, preparou toda uma geração para o futuro.Foi um dos baluartes de nossa Educação.
Em 10 de janeiro de 1967 foi agraciada com o título de cidadã honorária de Várzea da Palma e em 12 de Dezembro de 2009 passou a ocupar a Cadeira n. 17 da ACLAV, cujo patrono é o seu pai, Pedro Rodrigues
de Menezes.
De acordo com o historiador Moisés Vieira Neto, foi "mulher de pura luminosidade divina e energia vibrante".Sem dúvidas, a biografia de Ilka Maria de Menezes Neves se confunde com a própria monografia de nossa Várzea da Palma.
Faleceu em 08 de setembro de 2022, deixando um legado de amor ao ensino e à cultura.