Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 20

A CADEIRA n. 20 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

ATAÍRES CORRÊA DA SILVA
(PAULO ENFERMEIRO)
Nascimento: 22/06/1920
Falecimento: 19/05/1988
Naturalidade: Curvelo/MG

Patrono

ATHAYRES CORRÊA DA SILVA (Paulo da Farmácia/Enfermeiro)
ATHAYRES CORRÊA DA SILVA, mais conhecido por "PAULO DA FARMARCIA" ou para outros "PAULO ENFERMEIRO", nasceu em 22/06/1920, no município de Curvelo. Embora o desejo de o batizar como Paulo, seu pai acabou registrando-o Athayres, em homenagem a um amigo. As letras“H"e"Y" constam de seu nome, mas ele sempre preferiu escrever Ataires.
Filho de Sebastião Corrêa da Silva e Maria Pereira de Freitas, viveu sua infância na cidade natal e grande parte de sua vida de rapaz em Contria, município de Corinto, onde foi lavrador. Em seguida,retornou a Curvelo, trabalhando na Santa Casa de Misericórdia.Em 05/06/1949, casou-se com Ilda Costa Coelho, natural de Pirapora, vindo depois para Várzea da Palma, onde iniciou na profissão de servente de pedreiro, na construção do novo prédio do Hospital Adolf Ensch. Naquela época,reconhecendo sua qualidade de trabalhador e sabendo que já havia trabalhado em hospital, o Dr. Dúlio Spadano convidou-lhe para ingressar no hospital local, ensinando-lhe o oficio na enfermagem, laboratório e raio x. Ataires Corrêa da Silva dedicou-se a fundo na sua profissão,aprendendo com coração tudo que foi
ensinado. Fez de tudo um pouco e foi, nas devidas proporções, bioquímico, enfermeiro, farmacêutico, radiologista, médico.Passou a ser chamado de PAULO ENFERMEIRO e reconhecido pela população como um bom “médico".Conviveu, aprendendo e às vezes ensinando, com todos os médicos que passaram pelo hospital local, nos mais de 20 anos de trabalho.Foi curinga ali: fazia parto, anestesia e era o auxiliar de cabeceiras das cirurgias.Fez acerto de contas e comprou parte do Dr. Antônio G. Pinto Coelho na farmácia local e, com isso, ficou conhecido como "SEU PAULO DA FARMACIA".Com dificuldade conseguiu formar seus filhos: Eloisa, Lúcia, Suzana e Regina em magistério; Rubens em medicina e Cristina em Farmácia e Bioquímica.Paulo, seu outro filho, faleceu em um acidente. Ataires faleceu precocemente em 19/05/1988, por uma complicação pulmonar. É patrono da cadeira n. 20 da ACLAV, a quem, portanto, a nossa Academia rende homenagem.
Créditos: @rcsvzp e @lucia_correa.o

MARCO ANTÔNIO RAMOS
Nascimento: 05/10/1962
Data de Posse ACLAV: 12/12/2013
Naturalidade: Coração de Jesus/MG
Sócio Efetivo

1º Acadêmico

Marco Antonio Ramos, nascido aos 5 dias de outubro de 1962 em Coração de Jesus/MG, passou sua infância em Belo Horizonte/MG, onde iniciou sua vida estudantil na Escola Municipal Cornélio Vaz de Mello. Retornou a sua terra natal e ali concluiu o ensino fundamental em escolas estaduais (Coronel Francisco Ribeiro e Benício Prates). Foi aprovado e cursou o Instituto Federal de Januária/MG no ensino médio, formando-se técnico em agropecuária. Cursou o Seminário Arquidiocesano de Diamantina/MG, formando-se em Filosofia e iniciando o curso de Teologia. Graduou-se em Letras Português-Francês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Ingressou no serviço público estadual em 02 de fevereiro de 1985 e até hoje atua como professor da rede pública de ensino. É casado Com Ivone Morais de Araújo Ramos desde 29/04/1989, sendo pai de Marco Antônio de Araújo Ramos, Lohana de Araújo Ramos ("in memorian") e Lucas Gabriel de Araújo Ramos. Varzeapalmense por decisão e amante da arte da escrita em prosa e verso, da boa música e da literatura, o acadêmico Marco Antônio Ramos se define como geraizeiro catrumano das artes e letras.
Marco Antônio Ramos, popularmente conhecido como "Marquinho Caiau", é sócio efetivo da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma desde 12/12/2013 e ocupa a Cadeira n. 20, cujo patrono é o Sr. Athayres Corrêa da Silva, mais conhecido como Sr. "Paulo da Farmácia" ou " Paulo Enfermeiro" ("in memoriam")
Em sua jornada de vida, Marco Antônio vem deixando um vasto legado no ensino, na literatura e, como um todo, na história de Várzea da Palma e na de nossa ACLAV.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!