Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 23


A CADEIRA n. 23 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


ALCINA ROCHA DE ALENCAR
Nascimento: 15/03/1886
Falecimento: 1958
Naturalidade: Rio Grande/BA
Patronesse


Em Construção.
ALCINA LOURDES ALVES ROCHA
Nascimento: 07/01/1946
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Belo Horizonte/MG
Sócia Fundadora
1º Acadêmico


Alcina Lourdes Alves Rocha é titular da Cadeira n. 23 da ACLAV, cuja patronesse é a sua avó, Alcina Rocha de Alencar.
Nascida em Belo Horizonte/MG no dia 07 de janeiro de 1946, Alcina de Lourdes é filha de Geralda Alves da Rocha e de Francisco Alves da Rocha. Formada em Pedagogia e Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Alcina de Lourdes Alves da Rocha é neta paterna de Alcina de Alencar, que viveu no século passado em Várzea da Palma/MG, da qual herdou o gosto pela cultura. Alcina de Alencar, sua avó paterna, foi grande apoiadora da cultura em Várzea da Palma, sobretudo da Folia de Reis, recebendo em sua residência os festejos de reisado.
Alcina de Lourdes viveu uma pequena fase da sua infância em Várzea da Palma, onde foi alfabetizada, voltando em seguida para Belo Horizonte, ali permanecendo até o final da década de 60, quando retornou para Várzea da Palma e se casou com Eraldo Aguiar, com quem teve seu primeiro filho. Após o divórcio, regressou para a capital.
Em 1980 ela teve seu segundo filho e em 2000 retornou para Várzea da Palma a convite do amigo, prefeito e também acadêmico Arnaldo Marques, o Bill, para desenvolver um trabalho pedagógico na Escola Rural NIER. De 2000 a 2008, Alcina de Lourdes levou a cabo dois trabalhos que lhe deram muito prazer em Várzea da Palma: no CRAS, onde desenvolveu um trabalho pedagógico e de arte-educação com as famílias referenciadas, e no Grupo de Teatro Palco de Vanguarda, onde autou como coordenadora e diretora.
Para Alcina, Várzea da Palma é um celeiro de artistas e poetas. Ela entende que a arte amplia o conhecimento e promove a liberdade do autoconhecimento. Em janeiro de 2009, Alcina voltou para Belo Horizonte, onde vive atualmente, trabalhando como atriz, diretora de Teatro e arte-educadora. Alcina é poeta, sem livro publicado. Como poeta, assina Alcina Rocha e como artista Alcinade Lourdes. A confreira Alcina é sócia da ACLAV desde a fundação da Academia, em 29 de agosto de 2008.