Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 24


A CADEIRA n. 24 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


GABRIEL PEREIRA DA FONSECA
Nascimento: 07/12/1929
Falecimento: 12/11/2004
Naturalidade: Lagoa dos Patos/MG
Patrono


Gabriel Pereira da Fonseca, filho do Sr. Vitor Pereira da Fonseca e da Sra. Florencia Queiroz, nasceu em 07 de Dezembro de 1928, no Município de Coração de Jesus/MG, tendo encontrado lugar entre os patronos e patronesses da ACLAV por ter se destacado como um honesto comerciante e um competente político, atuante nos bastidores, com relevantes serviços prestados ao nosso Município de Várzea da Palma/MG de 1956 à 2002, quando veio a falecer.
O Sr. Gabriel foi casado com a Dona Christina Madureira de Carvalho Fonseca, com quem constituiu uma família de 07 filhos, sendo eles conhecidos por fazerem parte da Educação em Várzea da Palma/MG e por terem destaque no comércio local: Euler Carvalho Fonseca; Gelcimar Carvalho Fonseca Lucena (in memória); Marco Aurélio Carvlho Fonseca (in memória); Doriedsa Carvalho Fonseca; Welder Carvalho Fonseca (in memória); Jackson Carvalho Fonseca e Rene Carvalho Fonseca.
O Sr. Gabriel faleceu em 12 de dezembro de 2002, vítima de consequências provocadas pela doença de chagas.
Em homenagem ao Sr. Gabriel Pereira da Fonseca, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 24, ocupada desde a fundação da ACLAV por uma de suas filhas, a nossa querida confreira Doriedsa Carvalho Fonseca. A ela e a todos da família, deixamos o nosso fraternal abraço e a nossa distinta consideração.
Em razão da importância da vida do Sr. Gabriel para Várzea da Palma, a ACLAV, reverenciando a sua memória, tem a honra de lembrar deste patrono, que neste último dia 07 de dezembro de 2024 completaria 96 anos de idade!
DORIEDSA CARVALHO FONSECA
Nascimento: 23/01/1969
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócia Fundadora
1º Acadêmico


Doriedsa Carvalho Fonseca, que ocupa a Cadeira ACLAV n. 24, cujo patrono é seu pai, Gabriel Pereira da Fonseca ("in memoriam"); homem público e idealizador, que teve em sua trajetória vários momentos de destaque, sobretudo na política varzeapalmense.
Doriedsa é sócia-fundadora da Academia, tendo sido empossada e sagrada acadêmica quando da fundação da ACLAV, em 29/08/2008.
É Pedagoga, pós-graduada em Educação, já tendo ocupado diversos cargos dentro do Ensino, como os de supervisora (Escola Estadual Geraldo Sanguinette e na Escola Municipal Antônio Marques dos Santos); Diretora Pedagógica (Rede Municipal de Ensino de Várzea da Palma) e professora em várias escolas e universidades/faculdades.
"Dora", como é carinhosamente conhecida, registrou, quando de sua entrada na Academia, que o seu "contato com o universo literato foi aberto desde [...] a mais tenra idade, pelo imenso prazer de ler e recontar as histórias". Além da literatura, a confreira também ressaltou em tal oportunidade seu amor pela música e pelo teatro: "O meu apreço pela música também faço saber, pois acredito ser o nosso País, sem sombra de dúvidas, o mais rico em letras e sons, por isso me envolvo, tendo quando criança feito parte da Banda Música, José Evangelista, onde toquei por 02 anos clarineta, estendendo assim meus conhecimentos musicais. No teatro, minha participação sempre foi preferencialmente nas peças de comédias, pois meu apreço pelo riso é de longe conhecido". E finalizou: "Ter sido convidada à fazer parte da ACLAV foi para mim motivo de muita alegria, pois considero esta iniciativa de grande importância para a cultura de Várzea da Palma". Na prática, Doriedsa se fez e contribui muito para a Academia, já tendo ocupado os cargos de 2° Tesoureira (2008-2013);Vice-Diretora Cultural (2013-2015);Diretora de Biblioteca (2015-2017; 2019-2020 e 2021-2022); Diretora Cultural(2017-2018). Atualmente, ocupa mais uma vez a 2°Tesouraria(2023-2025).