Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 25

A CADEIRA n. 25 atualmente encontra-se VAGA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

FLORENTINA SOARES DA ROCHA
(DONA FULÔ)
Nascimento: 20/01/1912
Falecimento: 05/06/1996
Naturalidade:

Patronesse

Em 20 janeiro de 1912 nascia Florentina Soares da Rocha, conhecida como Dona Fulô, Fulôluca, Florentina ou Florência ("in memoriam"). Ter cultura é trabalhar pela cultura e, por isso, não deve estar limitado somente àqueles que estudam, mas, sobretudo, àqueles que preservam as nossas tradições, histórias e folclore. Dona Fulô, Fulôluca, Florentina ou Florência, nomes pelos quais era carinhosamente conhecida, soube preservar como ninguém o nosso folclore, principalmente através das cantigas de roda e das danças, como Lundu, São Gonçalo, Catererê, Sapateado, Gamba, folias e tantas outras que alegraram a todos.
Amante da vida e de suas belezas, Fulô foi sempre o expoente máximo do nosso folclore, fazendo apresentações, promovendo festas, dançando, bebendo e, com muita carisma, espalhando alegria por onde passava.
Pelo rico legado que deixou, a nossa cultra popular deve muito a "Fulôluca", em especial na preservação das danças, cantigas e brincadeiras, onde muitos varzeapalmenses viveram grandes momentos.
A sua Folia de Reis segue firme o seu caminho, através de seus parentes e dos folcloristas locais.
"Fulôluca" faleceu em 5 de junho de 1996, mas a sua memória vive, estando representada em nossa Academia.
Válido registrar, aliás, que o acadêmico Moisés Vieira Neto (Cadeira n. 04) tem obra que leva o nome dessa grande patronesse: "Fulôluca".
Essa a singela homenagem da ACLAV aos 113 anos do nascimento de Florentina Soares da Rocha, patronesse da Cadeira n. 25, que, atualmente vaga, foi ocupada pela acadêmica Heloísa Maria Pena Sampaio ("in memoriam").

HELOÍSA MARIA PENA SAMPAIO
Nascimento: 05/10/1948
Falecimento: 26/03/2018
Data da Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Sabará/MG
Sócia Efetiva

1º Acadêmico

Heloisa Maria Pena Sampaio nasceu em Sabará/MG, em 05/10/1948. Filha de Ulisses Massula Pena e de Maria Sebastiana Pena, Heloísa Sampaio se destacava por ser pessoa de fino trato, de refinada educação e possuidora de alta cultura. Era casada com o Dr. Hernane Borges Sampaio ("in memoriam"), que também era acadêmico da ACLAV, com quem teve três filhos: Yuri, Taft e Igor. Integrante do Coral Viva Voz, destacava-se por sua bela e tonante voz, sobretudo nas canções de seresta.
Heloísa era sócia de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma desde a fundação, em 29/08/2008, e ocupava a Cadeira n. 25, cuja patronesse é a Sra. Florentina Soares Rocha, mais conhecida como "Fulôluca" (in memoriam").
Viveu intensamente e irradiou a vida de muitos com sua luz, tendo falecido em 26/03/2018.
Mesmo que tenha deixado este nosso plano, ainda vive naquilo que cultivou e em seus filhos e sempre estará presente em nossos corações, sobretudo pela sua humildade, por sua devoção a Cristo e pela defensa ferrenha da educação.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!