Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 28

A CADEIRA n. 28 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

JOSÉ FRANCISCO DOS SANTOS
Nascimento: 12/08/1911
Falecimento: 12/01/1990
Naturalidade: Pirapora/MG

Patrono

José Francisco dos Santos
Nascido em 12 de agosto de 1911, no Município de Pirapora/MG, José Francisco dos Santos foi casado com Balduína Rodrigues dos Santos, com quem teve 12 filhos: Maria Raylda; Reinaldo; Rubens; Nelson; Nilza; Nelson; Maria Francisca; Roberto; Rui; Nelci; Raimundo e Robson.
José Francisco dos Santos foi funcionário da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira por 21 anos; da Prefeitura Municipal de Várzea da Palma por 15 anos; e Juiz de Paz por 25 anos, tendo a oportunidade de cultivar muitas amizades durante este período.
Substituiu o Delegado de Polícia por muitas vezes, no período em o cargo era por nomeação, sabendo lidar, mesmo nesta função mais delicada, com os desafios da função e com a gestão de pessoas, sobretudo em um tempo mais difícil da história.
Além disso, também foi comerciante no ramo de gêneros alimentícios, fogões e gás.
Participou, por muitos anos, da Liga Católica de Várzea da Palma e foi presente na vida pública e política do Município.
José Francisco faleceu aos 78 anos de idade, em 21 de janeiro de 1990, neste Município de Várzea da Palma/MG, e deixou um legado de amor ao próximo e de respeito ao público.
Em homenagem ao Sr. José Francisco dos Santos, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 28, ocupada desde a nossa fundação pela acadêmica Laudelina Maria Machado.

LAUDELINA MARIA MACHADO
Nascimento: 16/06/1947
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Pirapora/MG
Sócia Efetiva

1º Acadêmico

Laudelina Maria Machado nasceu em 1947. É filha de Eracy Pereira dos Santos e de Maria de Lourdes Longuinho Santos. Da sua união com Célio José Machado, com quem é casada há mais de 50 anos, teve três filhos: Poliana, Tatiana e Vanderson. É avó de 3 netas: Beatriz, Estela e Sophia. Estudou no Grupo Escolar Fernão Dias e no Colégio São João Batista, ambos em Pirapora, até o curso de admissão. Da quinta a oitava séries e o ensino médio cursou no Colégio Nossa Sra. do Monte Calvário, em Belo Horizonte, cidade em que fez seu curso superior na PUC, com habilitação em Português/Francês/Espanhol e suas literaturas. Retornando a Várzea da Palma, trabalhou nas Escolas Estaduais Joaquim de Paula Ferreira e Joseph Hein (onde hoje é a Escola João Monteiro de Morais) e no Colégio Destaque. Na Escola Joseph Hein foi professora, vice-diretora e, por 12 anos, diretora, conseguindo reunir esforços para a construção do prédio atual em 1990. Sua gestão foi de destaque como diretora dessa que é a maior escola do Município, a Escola Estadual Joseph Hein, onde até hoje é lembrada pelo seu vasto legado.
Laudelina é referência como educadora em nosso Município e na região e seu nome mencionado por todos da área do ensino como exemplo.
Professora abnegada, Laudelina galgou diversos cargos na Educação, onde teve papel fundamental na vida de várias gerações de varzeapalmenses, passando por diversas escolas, publicas e privadas. Pensadora, seus discursos sempre inspiraram a todos ao seu redor.
Além do ensino, Laudelina muito contribuiu (e ainda contribui ativamente) para a cultura de Várzea da Palma, com destaque para o seu amor e envolvimento com o Carnaval e sua interação, organização e participação nos mais diversos eventos culturais e festivos.
Acadêmica da ACLAV desde a fundação, em 2008, Laudelina ocupa a cadeira n. 28, cujo patrono é José Francisco dos Santos, e já exerceu os cargos de Diretora Cultural e de 2° Secretária na Academia. Dentro da ACLAV, também é referência e exemplo, sobretudo por sua dedicação e amor a cultura.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!