Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 29

A CADEIRA n. 29 atualmente encontra-se VAGA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

ANTÔNIO GOMES PINTO COELHO
Nascimento: 18/11/1922
Falecimento: 21/06/2002
Naturalidade: Belo Horizonte/MG

Patrono

Nascido em Belo Horizonte/MG, no dia 18/11/1922, Dr. Antônio Gomes Pinto Coelho era filho de Margarida Gomes Antônio Coelho e de Custódio Pinto Coelho.
Em 1953, casou-se com Olinda Haten Pinto Coelho, com quem teve os filhos Ricardo Hatem Pinto Coelho; Fernando Hatem Pinto Coelho; Margarida Hatem Pinto Coelho e Lúcia Hatem Pinto Coelho. Cursou o primário e o 2º grau no Colégio Arnaldo, formando-se em 1938. Cursou medicina pela Faculdade de Medicina da UMG, atual UFMG, formando-se em 1948. Em 1949, especializou-se em Medicina Sanitária, ano em que veio para Várzea da Palma a serviço da Belgo Mineira, para trabalhar como médico no recém construído Hospital Adolf Ensch, onde exerceu a medicina de 1951-1956 e a administração de 1956-1963. Em 1951, Dr. Antônio, grande orador, assumiu a presidência da Comissão pró-emancipação do distrito e em 12/12/53 esse trabalho redundou na aprovação da Lei Estadual n. 1.039, assinada pelo então Gov. Juscelino Kubistchek de Oliveira. A instalação do município ocorreu no dia 1º/01/1954. Depois de dois intendentes, realizou-se a 1ª eleição do Município em 1954, tendo o Dr. Antônio como o primeiro prefeito eleito de Várzea da Palma, pelo UDN, com gestão de janeiro de 1955 até janeiro de 1959, com o vice Rodopiano Aranha. Fez um gestão com muitas obras e investimento na infraestrutura, inclusive no escoamento do carvão vegetal, principal produto pós-emancipacão.
Em 1958, elegeu-se vereador da Câmara de Várzea da Palma, da qual foi presidente.
Em 1962, elegeu-se deputado estadual para o mandato de 63-67.
Exerceu cargos de relevo na Prefeitura de Belo Horizonte; em Várzea da Palma, foi fundador e presidente da Banda de Música; de clubes de futebol (social e independente) e da Fundação Luiz de Paula (responsável pelo Ginásio Joseph Hein). Era cidadão honorário de Várzea da Palma.
Faleceu em 21/06/02.
Em homenagem ao Dr. Antônio, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 29.

CADEIRA VAGA
Nascimento:
Falecimento:
Data da Posse ACLAV:
Naturalidade:
Sócio Efetivo

1º Acadêmico

Em Construção.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!