Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 30


A CADEIRA n. 30 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


AGENOR EVANGELISTA
Nascimento: 01/07/1918
Falecimento: 04/02/2004
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Patrono


Agenor Evangelista.
Em 01 de julho de 1918 nascia Agenor Evangelista.
Agenor Evangelista, conhecido carinhosamente por Sr. Nonô, foi um grande fazendeiro da região. Filho de José Evangelista e de Gabriela Silveira Evangelista, nasceu em Várzea da Palma/MG no dia 1° de julho de 1918, tendo estudado na Escola Rural Mista, sob a orientação da professora Flavia Roquete. Fez o 2° (segundo grau) no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte/MG.
Casou-se com Elza Aguiar Evangelista e dessa relação vieram 10 filhos: Carlos Evangelista, Agenor Evangelista Filho, Walter Evangelista, Cleonice Evangelista Fonseca, Edson Evangelista, Cleuza Evangelista Meireles, José Evangelista Neto, Cleide Evangelista Miranda, Cláudio Evangelista e Claudia Evangelista Rezende.
Faleceu em Várzea da Palma, no dia 04 de Fevereiro 2004, aos 85 anos, deixando um legado de amor à cidade.
Entre os vários atos que o Sr. Agenor fez em prol da urbanização e do desenvolvimento do Município de Várzea da Palma, é importante lembrar das doações dos terrenos destinados as construções da sub-Estação da CEMIG e da Fundação Educacional Luiz de Paula - onde hoje estão as Escolas Emilia de Paula e João Monteiro de Morais. Além disso, foi importante peça na fundação do Bairro Nossa Senhora de Fátima.
Em homenagem ao Sr. Agenor Evangelista, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 30, que hoje é ocupada pelo acadêmico Walter de Souza Rocha (sócio-fundador).
WALTER DE SOUZA ROCHA
Nascimento: 07/08/1944
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade: Jequitaí/MG
Sócio Fundador
1º Acadêmico


Nascido em 07/08/1944, Walter de Souza Rocha, mais conhecido como "Walter Negão", é filho de Ulisses de Souza Nascimento e Judite Gonçalves da Rocha. Natural de Jequitaí/MG, veio para Várzea da Palma aos 5 anos de idade, quando seu pai começou a trabalhar com o Sr. Homério, na Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira. Walter começou a trabalhar desde muito cedo e o seu primeiro ofício, ainda criança, foi o de transportar malas na estação ferroviária. Depois, trabalhou como vendedor de fruta, para dona Odete (esposa do fazendeiro Geraldo Ribeiro), e, em seguida, passou a vender carne para o Sr. "Zé Curvelano" e pão para padaria do Sr. Augusto Venda Nova. Trabalhou, ainda, no Bar do Hotel Brasil, da Sra. Josina Aguiar; na Drogapalma, do Sr. Otávio Fernandes; na Cooperativa Agropecuária de Várzea da Palma; e na Lanchomar, na empresa Italmagnésio S/A.
Walter pertenceu a Associação Escoteira Louis Ensh, fundada pela Belgo-Mineira, e foi do time de futebol juvenil do Social, treinado por Quimba Fulgêncio; onde mais tarde ocupou o cargo de Diretor. Ainda no futebol, foi Diretor de Relações Públicas do Clube Operário.
Com essa diversificada experiência, Walter passou ao rádio e se destacou como grande radialista, sendo um dos pioneiros na região. Com uma voz inconfundível, foi comentarista de jogos de futebol, tendo transmitido 22 partidas diretas do Mineirão (quando as transmissões pela TV eram mais raras), e comanda, há 27 anos, o programa "Walter Negão de Todos os Tempos". Além disso, tem um canal no YouTube que retrata partes da monografia de Várzea da Palma.
Foi contemplado com o titulo de cidadão honorário de Várzea da Palma, por ocasião do cinquentenário da cidade, em 12/12/2003. Aprendeu coisas da história de Várzea da Palma com homens que conhecera desde o Porto da Palma, tendo uma memória invejável e vasta. Tem mais de 50 palestras sobre Várzea da Palma.
É casado com Judite Xavier de Souza Rocha há 42 anos, com quem tem 3 filhos: Warlei, Maiana e Iandeiara.
Sócio fundador da nossa ACLAV,ocupa a Cadeira n. 30, cujo patrono é o Sr. Agenor Evangelista, e, desde a fundação,é nosso Diretor de Relações Públicas.