Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 32


A CADEIRA n. 32 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


RUBENS CÂNDIDO DE MIRANDA
Nascimento: 11/05/1916
Falecimento: 31/05/1988
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
(Buritis das Mulatas)
Patrono


Em Construção.
DOUGLAS CUNHA DE SOUZA
Nascimento: 22/04/1987
Data de Posse ACLAV: 06/05/2016
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Efetivo
1º Acadêmico


Douglas Cunha de Souza, filho caçula de Otávio Lopes de Souza (“Tavinho”) e de Clélia Ferreira da Cunha de Souza (“Fiota”), é natural de Várzea da Palma/MG. Tem uma irmā, Valéria Cunha de Souza Freitas, e é neto de Marcílio Lopes de Souza (in memoriam) e Maria Luísa Lopes (in memoriam), seus avós paternos, e de Geraldo Cordeiro Cunha (in memoriam – vereador em Várzea da Palma/MG em 1972) e Geralda Ferreira da Cunha (in memoriam), seus avós maternos.
Residiu em Várzea da Palma/MG até 2004, quando ingressou no curso de Direito ofertado pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Graduou-se em Direito no final do ano de 2009 e, aprovado na OAB/MG um semestre antes da colação de grau, retornou a Várzea da Palma/MG, advogando por cerca de 02 (dois) anos ininterruptos. Foi Assessor do Ministério Público Federal, nas Procuradorias da República em Patos de Minas/MG e Belo Horizonte/MG. Em 2012, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Analista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Comarca de Várzea da Palma.
É mediador voluntário no Centro Judiciário de Solução Conflitos e Cidadania – CEJUSC, vinculado ao Tribunal de Justiça mineiro - TJ/MG, e integrante da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de Várzea da Palma/MG. Entre 2019 e 2021, integrou o Conselho Fiscal do Asilo São Vicente de Paula de Várzea da Palma, onde colaborou diretamente com o auxílio para a reforma e modernização ali implementada. É professor universitário e tutor em cursos ofertados pelo Ministério Público mineiro - MP/MG.
Além de bacharel em Direito, é licenciado em Letras e pós-graduado em Ciências Politicas, Filosofia e Processo.
Ingressou na ACLAV em 2016, onde ocupa a Cadeira n. 32, cujo patrono é Rubens Cândido de Miranda. Tesoureiro por 03 (três) gestões seguidas, acabou eleito presidente em 2023.
Casou-se com llana Fernanda Rabelo de Souza em 2021, com quem tem uma filha, Ana Mel Rabelo de Souza.
Para além desta biografia especial, Douglas é dono de um pensamento dinâmico e de realizações.