Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 34


A CADEIRA n. 34 atualmente encontra-se VAGA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. Aquele que assumir essa cadeira terá a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. A cadeira vaga representa uma oportunidade única de fazer parte do seleto grupo de acadêmicos ACLAV e de deixar sua marca no mundo acadêmico. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


JOAQUIM MARQUES DE CARVALHO
Nascimento: 25/04/1927
Falecimento: 20/12/2015
Naturalidade:
Patrono


Joaquim Marques de Carvalho
Em 25 de abril de 1927 nascia Joaquim Marques de Carvalho.
Joaquim Marques foi comerciante e político. Sempre interessado em tudo que pudesse trazer progresso para Várzea da Palma, teve importante colaboração por meio de seu comércio e, sobretudo, através da política.
Foi eleito vereador nas duas primeiras eleições municipais de Várzea da Palma, exercendo o mandato entre 1955 e 1958 e entre 1959 a 1962, e depois novamente eleito na quarta eleição municipal, assim retornando a Câmara em 1967, sem, contudo, conseguir terminar o seu terceiro mandato, já que acabou falecendo em 11 de março de 1968, vítima de um infarto fulminante.
Ante sua importância, dá nome a uma das principais ruas de nossa querida Várzea da Palma.
Dentre seus filhos, teve Joaquim Solano de Carvalho (o Quinzinho), cirurgião dentista, residente em Sete Lagoas, e Arnaldo Marques de Souza (o professor Bil - como gostava de ser chamado), prefeito de Várzea da Palma, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004; vice-prefeito, de 2009 a 2012; e acadêmico da ACLAV, no período de 12 de dezembro de 2019 até o seu falecimento, em 20 de dezembro de 2015.
Em homenagem a Joaquim Marques de Carvalho, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 34, que, atualmente vaga, teve como primeiro acadêmico justamente o seu filho, Arnaldo Marques de Souza - Bill ("in memoriam")
Nesta data, em razão da importância da vida do Sr. Joaquim Marques de Carvalho para a monografia de Várzea da Palma, a ACLAV, reverenciando a sua memória, tem a honra de lembrar deste nosso patrono, que neste dia 25 de abril de 2024 completaria 97 anos de idade.


ARNALDO MARQUES DE SOUZA
Nascimento: 18/07/1944
Falecimento: 20/12/2015
Data da Posse ACLAV: 12/12/2009
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Efetivo
1º Acadêmico


Arnaldo Marques de Souza, ou professor Bil, como carinhosamente conhecido, era filho de Joaquim Marques de Carvalho (político e comerciante neste Município) e de Maria da Conceição, popularmente conhecido como Dona Fia. Foi casado com Júlia Villela da Motta Marques, com quem teve os filhos Izabela Villela Marques, Vladmir Villela Marques e Ludmila Villela Marques.
Na política, elegeu-se como prefeito de Várzea da Palma para os anos de 1997/2000 e, reeleito, tornou gerir o Município de 2001/2004, tendo, durante sua administração, contribuído para a instalação do Distrito Industrial, pavimentação de inúmeras ruas e desenvolvimento social, com investimento primordial na educação, área em que, além da implantação do plano de cargos e salários dos professores, investiu na construção e reforma de escolas, entre as quais as Escolas Municipais Marcino Teles, Antônio Marques e Gabriel Nunes Azevedo. Retornou a política de 2009 a 2012, quando eleito vice-prefeito. Em sua homenagem, teve o nome emprestado a quadra da Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieira.
Licenciado em Letras-Português e Alemão, Arnaldo Marques era professor por vocação e amor, tendo lecionado por anos em várias escolas, cumulado, muitas vezes, as funções de pedagogo e diretor.
Torcedor do Atlético Mineiro, dizia que ser atleticano era mais do que amor, era um estado de espírito.
Deixou um legado imenso, tanto por meio da Administração Pública, quanto, e principalmente, dentro da sala de aula.
Integrou a nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, onde foi imortalizado como sócio-efetivo em 12/12/2009, ocupando a cadeira n. 34, cujo patrono é o seu pai (Joaquim Marques de Carvalho). Viveu intensamente e irradiou a vida de muitos com sua luz, tendo falecido em um trágico acidente automobilístico em 2015.Mesmo que tenha deixado este nosso plano, ainda vive naquilo que cultivou e sempre estará presente em nossos corações.
Arnaldo Marques de Souza é personalidade indelével em nossa Academia, cuja biografia se confunde com a monografia dos mais de 70 anos de Várzea da Palma.