Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 35


A CADEIRA n. 35 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


ELISA VIEIRA DE CARVALHO
Nascimento: 30/12/1907
Falecimento: 03/06/1980
Naturalidade:
Patronesse


Elisa Vieira de Carvalho, ao seu turno, foi a primeira professora do povoado de Buritis das Mulatas, ainda quando Várzea da Palma era distrito de Pirapora. Filha de Moisés José Vieira e de Ana Antônia da Conceição, nasceu em 30 de dezembro de 1907, em Buarque de Macedo, Município de Conselheiro Lafaiete/MG, e casou-se com Leonel Cândido de Carvalho, com quem teve dois filhos: José Vieira de Carvalho e Maria Cândida de Carvalho. Educadora enérgica e exemplar, consolidou-se como símbolo heroico na luta pelos interesses da comunidade, sendo zeladora e tesoureira da Capela Senhor Bom Jesus. Foram muitas as crianças que educou, auxiliando o ensino da época.


DINALVA CONCEIÇÃO DE ARAÚJO DIAS
Nascimento: 17/04/1969
Data de Posse ACLAV: 26/08/2023
Naturalidade: Santo Hipólito/MG
Sócia Efetiva
1º Acadêmico


Dinalva Conceição de Araújo Dias é natural de Santo Hipólito/MG. É a décima sexta filha de Manoel Leopoldo de Araújo e Firmina Fernandes Mascarenhas. Nascida em 17 de abril de 1969, veio com 3 anos para Várzea da Palma, onde vive até a presente data.
É Graduada em Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos UNIPAC e em Pedagogia EAD, pela Universidade Estadual de Montes/Unimontes.
Trabalhou no Colégio Destaque e em várias escolas municipais de Várzea da Palma e atualmente é coordenadora da Escola Municipal Manoel Leopoldo de Araújo, o que a faz se sentir muito honrada, notadamente por trabalhar em uma instituição que tem o nome do seu pai.
Durante todos os anos de seu trabalho, Dinalva ofereceu, e continua oferecendo, o melhor da educação e da cultura aos varzeapalmeses.
É comprometida, possui muita facilidade de se relacionar e está sempre em busca do autoconhecimento. Possui a essência de um artista, observa o mundo com empatia e a sua imaginação é sem limites. Tal fato se dá devido à sua admiração pela arte e literatura, o que a proporciona realizar um trabalho diferenciado, de forma lúdica, motivando a equipe e encantando os alunos.
Em breve lançará o seu primeiro livro que relata fatos de sua infância e suas memórias com o seu pai. AGUARDEM!!!
Dinalva Conceição de Araújo Dias é sócia-efetiva da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV desde 26 de agosto de 2023, ocupando a Cadeira n. 35, cuja patronesse é a saudosa Elísia Vieira de Carvalho ("in memoriam").
Para além de uma biografia especial, Dinalva é dotada de um carisma cativante e de uma sinceridade natural, conquistando todos a sua volta pelo seu jeito de ser.