Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 36


A CADEIRA n. 36 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.
THAÍS WALDOLATO
Nascimento: 03/03/1929
Falecimento: 24/10/1992
Naturalidade: Lassance/MG
Patrono


Thais Waldolato ("in memoriam"), filho da Sra. Rozelmira Ferreira (Dona Mira) e do Sr. Veríssimo Waldolato, era natural de Lassance/MG, onde nasceu em 03 de março de 1929. Do seu seio familiar vieram mais 6 (seis) irmãos: Maria Júlia ("Maria Waldolato"), Júlia Maria ("Noquinha"), Antônio, Demóstenes, Taumaturgo e Flamarion.
Demonstrou, desde cedo, grande capacidade intelectual e, ainda na infância, foi aprovado para estudar em renomado colégio de Belo Horizonte/MG, em época na qual a instrução regular encontrava maiores restrições e dificuldades de acesso.
Aprendeu o bastante para, em 28 de setembro de 1950, quando tinha apenas 21 (vinte e um) anos de idade, ser nomeado pelo Dr. Milton Campos, então Governador do Estado de Minas Gerais, como primeiro escrivão do Cartório instalado em Várzea da Palma/MG (que, à época, ainda era Distrito de Pirapora/MG); cargo vitalício no qual foi expoente.
Era notória a sua paixão pelos livros, o que podia ser traduzido por sua ampla e singular biblioteca, cuja riqueza das obras revelava a grandeza de seu conhecimento, traço distintivo de sua personalidade.
Casou-se com Dona Maria Telca Waldolato e teve 06 (seis) filhos: Haroldo, Helder, Hugo, Hamilton, Haydee e Helda.
Faleceu aos 63 anos, em 24 de outubro de 1992.
Em sua homenagem, a ACLAV deixou o legado de sua história registrado nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 36, ocupada desde 26 de agosto de 2023 pela professora, confreira e sócia efetiva Tamara Ribeiro de Oliveira; educadora e poetisa de mão cheia.


TAMARA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Nascimento: 01/10/1993
Data de Posse ACLAV: 29/08/2023
Naturalidade: Corinto/MG
Sócia Efetiva
1º Acadêmico


Tamara Ribeiro de Oliveira é a única filha do casal Eustáquio da Luz Ribeiro e Maria Nazareth de Oliveira ("in memorian"). Cresceu na zona rural de Corinto/MG, onde seu pai era trabalhador rural e sua mãe dona de casa. Desde a infância se viu apaixonada pelo universo das letras e dos números, quando seu pai brincava de fazer continhas com ela e sua mãe a ensinava a escrever poemas. Criou em si, desde jovem, o sonho de ser professora e mostrar para o mundo que matemática não é um "bicho de sete cabeças", como pensam muitos, mas, sim, uma ciência fascinante. Formou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UFMG e, inicialmente, passou a lecionar em Corinto/MG. Tempos depois, casou-se e veio morar em Várzea da Palma/MG, onde passou a exercer a atividade docente em escolas do Estado. Por influência da abstração dos números, dedicou-se a escrita, especialmente a poesia e a literatura, vindo daí seus primeiros livros e a realização do sonho de ser escritora. Atualmente, Tamara Ribeiro possui 07 (sete) livros lançados e participações em inúmeras antologias e revistas. Além da paixão pela escrita, continua a se qualificar. Faz especialização em Educação Matemática pea IFSuldeminas (em andamento) e em Geometria Analítica e Algebra Linear pela FacuMinas, além de mestrado em ciência da educação pela UCA University (em andamento). Religiosa, é ministra da Eucaristia e catequista. Acredita que tudo que podemos ousar sonhar, já temos a chave para realizar.
Tamara Ribeiro é sócia efetiva da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma desde 26/08/23 e ocupa a Cadeira n. 36, cujo patrono é o Sr. Thais Waldolato ("in memoriam")
Tamara vem deixando um vasto legado na literatura local e também dentro da ACLAV.