Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 37

A CADEIRA n. 37 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

AUGUSTO NUNES DOS SANTOS
(AUGUSTO VENDA NOVA)
Nascimento: 28/08/1898
Falecimento: 03/03/1997
Naturalidade: Coração de Jesus/MG

Patrono

Augusto Nunes dos Santos nasceu em 28 de agosto de 1898, em Coração de Jesus, Minas Gerais, filho de João José Pereira e Vicentina Nunes dos Santos. Aos dez anos de idade, mudou-se com a família para Várzea da Palma, onde seu pai, conhecido como João Venda Nova, abriu sua primeira loja.
Augusto casou-se com Rita Gonçalves dos Santos, com quem teve treze filhos: Diva, Sebastião, Vilson, Wilson, Ivan Walter, Ednah Geralda, Carmem, Edson, Geraldo, Terezinha, Milton, Salete Maria, e Marlene, além de criar alguns filhos adotivos.
Augusto mudou-se para Lassance, onde viveu até meados de 1950, quando decidiu retornar a Várzea da Palma, trazendo a família consigo alguns anos depois. Durante sua estadia em Lassance, destacou-se como vereador, viajando de trem até Pirapora para participar das reuniões da Câmara dos Vereadores, já que Lassance pertencia ao município de Pirapora na época. Sua integridade lhe rendeu grande respeito na comunidade. Além de sua atuação política, Augusto foi delegado da Polícia em Lassance/MG por mais de dez anos.
De volta a Várzea da Palma, Augusto estabeleceu-se como comerciante, iniciando seu negócio onde hoje se localiza o Banco Mercantil do Brasil, antes de transferi-lo para a rua Salvador Roberto. Além disso, ainda desempenhou importante papel na cidade como Juiz de Paz.
Augusto Nunes dos Santos faleceu em Belo Horizonte no dia 3 de março de 1997, deixando um legado de trabalho, integridade e dedicação à sua família.
Em homenagem ao Sr. Augusto Nunes dos Santos, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 37, ocupada desde 12 de dezembro de 2013 pela sua neta, a acadêmica Tânia Mara dos Santos.

Créditos: @taniamara.dossantos.35

TÂNIA MARA DOS SANTOS
Nascimento: 20/03/1957
Data de Posse ACLAV: 12/12/2013
Naturalidade: João Molevade/MG
Sócia Efetiva

1º Acadêmico

Tânia Mara dos Santos é filha de Ivan Walter dos Santos, mais conhecido como Ivan Venda Nova (“in memoriam”), e de Marlene Gottschalg dos Santos, sendo a primogênita de 6 irmãos: Vânia Márcia, Sônia Maria, Gladson Geraldo, Walter Augusto e Cybelle Carla.
Nasceu em 20 de março de 1957, na cidade de João Monlevade/MG, mas sempre se considerou varzeapalmense de coração.
Após adotar o patronímico de Luiz Fernando Souto Santiago, com quem foi casada por 20 (vinte) anos, passou a assinar Tânia Mara dos Santos Santiago e com Luiz teve 02 (dois) filhos: Pedro Henrique Santos Santiago e Luciana Santos Santiago Xavier.
Hoje é casada com Antônio Jair Ramalho, com quem compartilha a vida há 22 anos.
É artesã com vários cursos na área de pintura em tecido, tela, cerâmica, porcelana e outros
Amante da música, recebeu desde cedo a influência do pai e da avó paterna, a “vovó Ritinha”, e deste incentivo começou, ainda muito pequenina, a cantar músicas de seresta, o que lhe rendeu elogios do público e lhe abriu oportunidades.
Formada em Pedagogia, com habilitação em orientação educacional e supervisão de primeiro e segundo graus, é pós-graduada em pedagogia hospitalar, pedagogia empresarial e orientação educacional pela Universidade Católica de Minas Gerais. Também tem titulação em psicologia escolar, área em que é pós-graduada na Unimontes em alfabetização e letramento, psicopedagogia, inclusão e deficiências e educação especial.
Estudiosa e educadora por excelência, Tânia ama aprender e, principalmente, ensinar, tendo herdado o gosto pela leitura dos pais, que cultivavam uma vasta biblioteca, e da professora Mariazinha Versieux. Da mãe, que a estimulava a escrever redações, legou o gosto pela literatura, principalmente poesias.
Integrante de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma – ACLAV desde 12/12/2013, onde já foi Vice-Diretora Cultural, Diretora de Bibilioteca e Diretora Cultural, Tânia ocupa a cadeira n. 37, cujo patrono é o seu avô, Sr. Augusto Nunes dos Santos (Augusto Venda Nova “in memoriam”).

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!