Biografia
Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.
O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.
O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.
Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local.
Cadeira n. 39


A CADEIRA n. 39 atualmente encontra-se OCUPADA.
Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.


OTÁVIO FERNANDES DA SILVA
Nascimento: 30/08/1911
Falecimento: 20/11/2003
Naturalidade: Lassance/MG
Patrono


Otávio Fernandes da Silva, comerciante, fazendeiro e político, filho de Evaristo Fernandes da Silva e de Quintiliana Lúcia Vieira, nasceu em Lassance, no dia 30/08/1911. Em 1934, com 23 anos de idade, veio para Várzea da Palma, para trabalhar na loja do Sr. Veríssimo Waldolato. Em 1940 foi para Corinto e ingressou na Estrada de Ferro Central do Brasil, no serviço de conservação da estrada, de foguista e, depois, maquinısta, tendo viajado por todo o Norte de Minas. Em 1949, retornou à Várzea da Palma e estabeleceu-se como comerciante de móveis e eletrodomésticos, na Casa Nova Vitória, que funcionava na esquina da Av. Dr. Mallard, com a Rua Joaquim Marques de Carvalho. Casou-se com Maria José da Silva (D. Zeca), com a qual teve 6 filhos. Poucos anos depois o casal se separou, tendo Otávio outros 6 filhos com a companheira Geralda. Foi Presidente do PR, do PSD, do MDB e do PTB. Em 1958, elegeu-se vereador. Em 1966, logo após a revolução, foi eleito Vice-Prefeito de Várzea da Palma na chapa de Marcino Teles de Castro. Como presidente do PMDB, foi eleito Prefeito Municipal em 1976 e governou o Municipio durante seis anos (1977-1982), implantando um ritmo de progresso e desenvolvimento: instalou a Copasa, o Posto Rodopiano Aranha e o serviço médico e odontológico no SESP; fundou a Banda Municipal de Música e a Escola Quintiliana Lúcia Vieira; construiu o conjunto Palmas e diversas outras moradias em Buritis das Mulatas e Barra do Guaicuí. Em 1988 foi derrotado como candidato a Prefeito e em 1992 novamente vencido como candidato a Vice-Prefeito. Otávio Fernandes faleceu em 20 de novembro de 2003, deixando um imenso legado político.
Em homenagem ao Sr. Otávio Fernandes da Silva, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 39, ocupada desde 12/12/2013 pelo acadêmico Pedro Umberto Baeta Camargos.
Créditos: Moisés Vieira Neto (Monografia de Várzea da Palma/MG)
PEDRO UMBERTO BAETA CAMARGOS
Nascimento: 26/02/1968
Data de Posse ACLAV: 12/12/2013
Naturalidade: Conselheiro Lafaiete/MG
Sócio Efetivo
1º Acadêmico


Pedro Umberto Baeta Camargos é filho de Pedro Umberto Salim Resende Camargos e Zoe Pereira Baeta Camargos. Natural de Conselheiro Lafaiete/MG, orgulha-se de ser varzeapalmense de coração; o que, aliás, foi oficializado por força de título lhe concedido pelo Legislativo Municipal, quando reconhecido como cidadão honorário de Várzea da Palma/MG.
Músico por vocação e cantor por talento nato, Pedro Umberto encanta por onde se faz ouvir. Com uma voz harmônica e repleta de emoções, Pedro Umberto faz com que a música desperte sensações unicas nos ouvintes. Consegue traduzir o sentir pelo cantar. É expoente e um dos principais cantores de Várzea da Palma/MG. É casado com Vera Lúcia Rabelo Camargos.
Ingressou na ACLAV em 12 de dezembro de 2013 e já ocupou os cargos de tesoureiro (2015-2017); conselheiro fiscal (2017-2019) e secretário (2019-2021 e 2021-2023). Atualmente, é o vice-presidente da Academia (2023-2025) e desempenha um trabalho importantíssimo à frente da administração da ACLAV. Ocupa a Cadeira n. 39, cujo patrono é o Sr. Otávio Fernandes da Silva.
Pedro Umberto é exemplo a ser seguido e sua companhia uma oportunidade única de aprender a cultura, sobretudo através da música.