Biografia

Aqui você encontrará as biografias de varzeapalmenses que a ACLAV elegeu, seja como patrono ou patronesse de alguma das cadeiras, seja como acadêmico que as ocupa, em razão da importância de suas vidas para a própria monografia de Várzea da Palma/MG.

O patrono ou patronesse escolhido pela ACLAV é uma figura de destaque que contribuiu significativamente para a história e desenvolvimento da cidade. Através dessa biografia será possível conhecer sua trajetória de vida, suas conquistas e suas contribuições para a comunidade local. Será abordado seu papel no contexto histórico e cultural de Várzea da Palma, assim como as realizações que o tornaram digno(a) de ser reconhecido(a) como patrono/patronesse. Enfim, através desse breve relato será possível compreender a importância desse(a) varzeapalmense na construção da identidade, da cultura, das ciências e da memória da cidade.

O acadêmico, por sua vez, é aquele que, na condição de sócio fundador, efetivo nato ou efetivo, ocupa uma das cadeiras dentro da Instituição ACLAV. Os acadêmicos da ACLAV contribuem decisivamente para a difusão da história e da cultura local, bem como exercem importante papel criativo e propositivo em relação à literatura, às ciências e às artes.

Chegou a hora de conhecer essas personalidades, cujas histórias de vida certamente fará com que tenhamos um maior sentimento de pertencimento. Além disso, trata-se de importante reforço a identidade e a própria cultura local. 

Cadeira n. 40

A CADEIRA n. 40 atualmente encontra-se OCUPADA.

Ocupar uma cadeira ACLAV é um sinal de reconhecimento e prestígio, representando a contribuição do ocupante para o avanço do conhecimento e da cultura. O titular desta cadeira tem a responsabilidade de manter a tradição e o legado dos seus antecessores e também a oportunidade de influenciar e inspirar futuras gerações. Somente sócios fundadores, efetivos natos ou efetivos podem ocupar cadeiras.

GILBERTO FULGÊNCIO
Nascimento: 30/10/1927
Falecimento: 05/11/2007
Naturalidade: Lassance/MG

Patrono

Gilberto Fulgêncio, segundo filho de Joaquim Fulgêncio e Isolina Soares Fulgêncio, nasceu no dia 30/10/1927, na cidade de Lassance/MG.
Ainda criança, devido a profissão de seu pai, chefe da estação da Antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, mudou-se para Várzea da Palma/MG, onde permaneceu por toda sua vida e fincou suas raízes. Constituiu a sua própria família. Ali iniciou sua vida como comerciante e casou-se em 1951 com Laurides Alves Fulgêncio, com quem tivera três filhos: Gilberto Fulgêncio Filho, Rejane Aparecida Fulgêncio Fonseca e Flávio Márcio Fulgêncio. Além de comerciante, foi também fazendeiro e político. Teve grande atuação na política local, contribuindo para o desenvolvimento e o progresso desta cidade como vereador, em vários mandatos, sendo que em alguns deles como candidato mais bem votado. Participou, ora como político, ora como simples cidadão de bem de vários os fatos políticos e sociais que marcaram a história de Várzea da Palma. Apesar de ter estudado apenas até chegar à quarta série, que é hoje o ensino fundamental - anos iniciais, era um homem de grande cultura. Estava sempre envolvido nas suas leituras diárias, principalmente dos jornais/revistas. Sempre foi um homem simples, humilde, alegre, solidário com amigos e grande contador de contos de histórias. Tudo isso lhe proporcionou, em seus 80 anos de vida, conquistar o respeito, a amizade, a gratidão e a admiração de inúmeras pessoas que tiveram oportunidade de conhecê-lo e de desfrutar de sua amizade. Uma frase que ele sempre gostava de citar “eu quero ter um milhão de amigos”.Do seu segundo casamento com Regina, deixou mais dois filhos: Henrique Ferreira Fulgêncio e Rafael Ferreira Fulgêncio. Faleceu em 5/11/2007. Deixou um legado de fé, caráter, honradez e dignidade para seus descendentes. Em homenagem ao Sr. Gilberto Fulgêncio, a ACLAV deixou a sua história registrada nas páginas da Academia ao definí-lo como patrono da Cadeira n. 40, ocupada desde 15/08/2014 pelo acadêmico José Francisco Campos.

JOSÉ FRANCISCO CAMPOS
Nascimento: 08/07/1943
Data de Posse ACLAV: 15/08/2014
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócio Efetivo

1º Acadêmico

José Franciso de Campos nasceu em 08 de julho de 1943, no então povoado de Várzea da Palma, onde é conhecido pelos contemporâneos como “Zezinho de Alice” ou “Zé Campos”. É filho de Barnabé Francisco Campos, vaqueiro dos bons apelidado de “Béco Mago”, e de Alice Rodrigues Soares, esta filha de Crescêncio Rodrigues Soares e Joana Aguiar. Casou-se com Marilena Corrêa Campos, irmã de Divino Corrêa da Silva, tendo 05 (cinco) filhos e 08 (oito) netos.
Estudou o curso primário no Grupo Escolar Joaquim de Paula Ferreira e integrou as primeiras turmas do Ginásio Joseph Hein e da Escola Normal Emília Mendonça de Paula. É graduado em Letras, Ciências Contábeis e Administração pela PUC-MG e em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, onde também fez pós-graduação em Direito Público.
Em 08 de agosto de 1955, aos 12 anos, foi admitido no escritório da Belgo-Mineira como continuo (faxineiro). Promovido a Auxiliar de Escritório, foi transferido, em seguida, para a Cia. Agrícola e Florestal Santa Bárbara – CAF(subsidiária da Belgo-Mineira).Ali exerceu os cargos de Auxiliar de Escritório; Chefe do Grupo de Pessoal; Instrutor nos cursos de treinamento; Assistente do Departamento Administrativo; e Gerente do Departamento Administrativo, cargo que exerceu até se aposentar, em fevereiro de 1993.
Lecionou como professor de Português no Ginásio Joseph Hein; de Contabilidade Agroindustrial e Diretrizes Administrativa na PUC-MG; de Teoria Geral da Administração, Direito do Trabalho e Direito Processual Civil no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, onde foi Assessor Jurídico, Pró-Reitor Administrativo e Coordenador do Curso de Direito.
Além de diretor, redator e colunista, foi cofundador do Jornal "A Voz da Juventude de Várzea da Palma", cujo nome passou para Jornal "A Voz da Cidade"; a pedido de Luiz de Paula Ferreira. Atualmente, é socio do escritório José Edélcio Drumond Alves Advogados Associados, onde exerce a advocacia trabalhista, empresarial e fundiária.
É sócio efetivo da Academia desde 15/08/2014 e ocupa a cadeira n. 40, cujo patrono é Gilberto Fulgêncio.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!