Biografia

Aqui você encontrará as biografias dos sócios correspondentes de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, que nos representam fora dos limites do Município de Várzea da Palma/MG.

DALVA DAS GRAÇAS OLIVEIRA CORRÊA
Nascimento: 27/05/1954
Data de Posse ACLAV: 12/12/2013
Naturalidade: Várzea da Palma/MG
Sócia Correspondente

Sócia Correspondente

A acadêmica Dalva das Graças de Oliveira Corrêa nasceu na Barra do Guaicuí, Distrito de Várzea da Palma/MG, em 1954. Filha de Rosa Pereira de Oliveira e de Joaquim Lopes de Oliveira, Dalva se casou em 1976 com Eustáquio Raymundo Corrêa, com quem teve 04 (quatro) filhos: Denise de Oliveira Corrêa; Denilton de Oliveira Corrêa ( in memorian); Danilo Eustáquio de Oliveira Corrêa e Dalila das Graças de Oliveira Corrêa.
Com compromisso de servir, dedicou a sua vida ao ensino e à cultura, em especial dos munícipes da Barra do Guaicuí.
No ensino, mostrou-se como exímia educadora. Em 1972, iniciou a sua jornada no magistério, trabalhando por anos na Escola Estadual de Guaicuí e na Escola Municipal Professora Dulce Lopes de Oliveira Mota, onde colaborou para a formação de várias gerações.
Na cultura, é integrante da Dança do São Gonçalo há 58 (cinquenta e oito) anos - reconhecida como patrimônio imaterial de VárzeadaPalm/MG, além de participar ativamente dos eventos culturais da região. De fato, sua vida é marcada pela fé e pela abnegação, sendo personagem indelével da cultura e da história da Barra do Guaicuí, sobretudo nos eventos de tradição religiosa, o que inclui a própria Dança do São Gonçalo e as comemorações em homenagem ao Divino Espírito Santo; ambas tradicionais naquele Distrito.
Sócio efetiva da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV desde 12 de dezembro de 2013, Dalva ocupa a cadeira n. 27, cuja patronesse é Maria Coeli Afonso Assunção.
Dalva é dona de uma personalidade carismática e cativante e se coloca como representante da nossa cultura mais profunda, herdada de seus (e nossos) antepassados. Forjada nas inúmeras lutas da Comunidade, Dalva traz em seu rosto o DNA da fibra do povo a que pertence.

Por residir no Distrito de Barra do Guaicuí, Dalva solicitou, em 2025, a alteração da sua condição de associada, de Efetiva para Correspondente; razão pela qual foi declarada vaga a cadeira n. 27 por ela antes ocupada.

silver framed eyeglasses on white paper
silver framed eyeglasses on white paper

Notou algum equívoco?
Entre em contato conosco!