Biografia
Aqui você encontrará as biografias dos sócios correspondentes de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, que nos representam fora dos limites do Município de Várzea da Palma/MG.
Maria Luiza Lopes Dumont
Nascimento: 18/04/1941
Data de Posse ACLAV: 29/08/2008
Naturalidade:
Sócia Correspondente
Sócia Correspondente


Nascida em 18 de abril de 1941, Maria Luiza Lopes Dumont, filha de Joaquim Sofia e Juana Lopes, era sócia correspondente da ACLAV desde a fundação, em 29 de agosto de 2008, e hoje completaria seus 83 anos de vida!
O acadêmico Grimaulde da Guia Gomes ("in memoriam"), um dos presidentes que passou pela ACLAV, descreveu a importância de Maria Luíza Lopes Dumont para a cultura e educação varzeapalmense, anotando o seguinte: "Dona Maria Luíza Lopes Dumont foi a primeira mulher que não era a minha mãe, e que eu respeitei e admirei. Foi na primeira vez que coloquei meus pés na Escola Estadual Waldomiro Magalhães Pinto, aos meus sete anos. No primeiro dia de aula, no auditório, surgiu a figura imponente de dona Maria Luiza, nos dando boas vindas, e eu pensei que toda mulher tinha que ser como ela: elegante e respeitável. Se eu entrasse na escola e não visse dona Maria Luiza surgir pela porta do seu gabinete, para mim aquele dia não valia. Ainda bem que eu tive a oportunidade de falar tudo isso a ela. [...]"
Dona Maria Luiza Lopes Dumont era uma daquelas pessoas a quem as crianças olhavam, e tinham especial respeito, como se fosse a mãe de todos. Era diretora da escola estadual Waldomiro Magalhães Pinto, 33 anos atrás, quando então, eu com 7 anos, estava ingressando no Primário."
Maria Luíza Lopes Dumont faleceu em 15 de junho de 2017, deixando para a história um importante legado de amor à educação.