Biografia
Aqui você encontrará as biografias dos sócios correspondentes de nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma - ACLAV, que nos representam fora dos limites do Município de Várzea da Palma/MG.


Manuel Olinto da Silva (Netinho)
Nascimento: 25/10/1955
Data de Posse ACLAV: 08/04/2017
Naturalidade: Jequitaí/MG
Sócio Correspondente
Sócio Correspondente


Manuel Olinto da Silva, popularmente conhecido como "Netinho", nasceu em 25 de outubro de 1955, em Jequitaí/MG, sendo filho do casal Manuel Augusto da Silva ("in memoriam" - ☆1918 +29/07/2011) e Maria Carmelita Correa ("in memoriam" - ☆13/06/1924 +31/01/2013), o caçula de 5 (cinco) irmãos, dois deles somente por parte da mãe: Edson Luiz Moreira (irmão materno); Abelar Corrêa de Souza (irmão materno); Maria Solange de Carvalho Silva; e Paulo Oziel da Silva ("in memorian").
Manuel Augusto da Silva, pai do "Netinho", era natural de Montes Claros/MG e foi tropeiro, comerciante, agricultor e garimpeiro, sendo evangélico e frequente na Assembleia de Deus, enquanto a mãe, Maria Carmelita Correa, era natural de Francisco Dumont/MG e doméstica. Viveram numa vida simples e humilde. Manuel Olinto da Silva ganhou o apelido de "Netinho" como herança do avô, Olinto Augusto da Silva. O "Netinho" estudou o ensino médio pelo Telecurso 2000, sendo o primeiro aluno a conseguir o certificado por tal método na região. Ele morou em Várzea da Palma/MG ainda criança, quando tinha 8 anos de idade, época em que seu pai trabalhou na chácara do Sr. Otávio Fernandes da Silva, onde ficou por mais de 1 ano. Na década de 80, Manuel Olinto trabalhou na Italmagnésio Nordeste S/A, quando conheceu e se casou com Maria de Fátima, filha de "Pitonho Carote" e dona Maria. Na década de 90, Manuel Olinto retornou para Jequitaí/MG, onde reside até hoje; o que não impede sua vinda frequentemente a Várzea da Palma/MG, cidade que tem muito carinho e consideração.
Manuel Olinto ainda foi fotógrafo, tendo trabalhado em Jequitaí/MG e Várzea da Palma/MG em parceria com o irmão Edson Luiz Moreira, o "Pituchinho".
Apesar de ter sido criado na extrema pobreza, sempre foi cuidado com dignidade e, mesmo sem oportunidade de estudar no ensino superior, mostrou-se um poeta cordelista nato, tendo lançado seu livro "Natureza em Poesia" em 2021; que é referência de cordel em toda a região.
Ele é sócio correspondente da nossa Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma/MG - ACLAV desde 08/04/2017.